Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

2ª Dica- A MÚSICA

A importância da Música na sala de aula.

"Um dos resultados de cantar é o uso total da respiração. Enquanto cantamos, a expansão crescente dos músculos do diafragma causa a entrada rápida do ar nos pulmões e sentimos os efeitos da respiração total. Muitos têm a sensação de relaxamento e, ao mesmo tempo de energização. Respiração e vida sempre andaram juntos."
Cantando no palquinho.

"Desde as canções de roda da infância até os concertos requintados de artistas, cantar preenche a necessidade humana de transmitir tanto pensamentos quanto sentimentos numa forma mais completa do que a simples fala."

Música A Linda Rosa Juvenil

"Cantar pode ser um grande companheiro de aprendizagem na socialização, aprendizagem de conceitos e descoberta do mundo. Tanto no ensino das matérias quanto, por exemplo, nos recreios, cantar pode ser um veículo de compreensão, memorização ou expressão de emoções."  

Cantando no palquinho"Show de calouros"

"Além disso, a música promove vínculos nos relacionamentos. Quando cantam juntas enquanto brincam, as crianças compartilham a alegria da descoberta e a amizade de maneira nova."

Cantando com a professora coordenado os gestos da música.

NA PRÁTICA
* Podemos utilizar a Música de várias maneiras e com variados objetivos. Vou deixar aqui 5 sugestões de atividades práticas.

1ª- Selecione algumas canções e utilize-as todos os dias, pois as crianças gostam da repetição, empurre mesas e cadeiras deixe que as crianças se movimentem, crie junto com eles gestos para as canções, faça destes momentos uma rotina nas suas aulas. 


2ª- A Música é muito útil na memorização, além do prazer que ela traz, organize um blocão de canções e trabalhe a letra de músicas, em cada música você pode explorar conteúdos diferentes.


Clique neste link e veja algumas sugestões.


3ª- O "Show de Calouros" é uma ótima sugestão, pois atua em vários aspectos. Confeccione um palquinho com caixote de feira reforçado e forrado com TNT e utilize um microfone de brinquedo. Pronto você tem tudo o que necessita para criar na sua sala momentos inesquecíveis. Chame alguns alunos para serem os calouros, a turma será o auditório e você a apresentadora, cada calouro sobe no palco e canta a música escolhida, que pode ser direcionada pelo(a) professor(a) ou não. 


4ª- Leve instrumentos de brinquedo para a sala e forme sua bandinha com o objetivo de explorar os diferentes sons que eles produzem, desenvolvendo a atenção e a percepção.


5ª- Fazer brincadeiras cantadas como no pátio sem que seja preciso nenhum material requintado, mas apenas adereços feitos por eles ou mesmo sem nenhum adereço apenas cantar por prazer de socialização e divertimento.

 Brincadeira de roda no pátio

"Os ganhos que a prática musical nesta fase proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, e são para a vida toda."
                                                                            Synésio Costa

Gostaria de deixar como sugestão de leitura 
o livro de Vera Pessagno Bréscia

Educação Musical. Bases psicológicas e ação preventiva.
(As citações desta postagem foram retiradas deste livro)

Nossa próxima dica será sobre os TEXTOS
(Data da próxima postagem 05/02/13)










Um comentário:

CANTINHO DA EDNA disse...

BOA NOITE, PRINCESA!
ESTAVA À PROCURA DE ALGUMAS SUGESTÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA E ENCONTREI O SEU BLOG. ESTOU ENCANTADA COM O SUA DESENVOLTURA E CRIATIVIDADE! TORNEI-ME SUA SEGUIDORA, CLARO. E VOU VOLTAR AQUI MUITAS VEZES. UM ABRAÇO, QUERIDA!