Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 24 de março de 2013

9ª Dica- Os Projetos

A importância de trabalhar por Projetos.

Projeto Fábulas Fabulosas

"Trabalhar por projetos, costuma ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem."


Projeto Pare, pense e siga em frente!

"A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdisciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo."


Projeto Lendo Ruth Rocha

"Nos projetos, por princípio, trata-se de enfrentar a complexidade, abrindo portas que expandam o desejo dos alunos por seguir aprendendo ao longo de sua vida. Nessa expansão do conhecimento, cada um dos alunos pode ter um lugar." 
Projeto Asa de papel. (Lendo livros de receitas).

"...formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para aprender toda a vida..."


Projeto Xô Dengue!

"É preciso haver avaliação em vários momentos. Avaliação Inicial. Para detectar o conhecimento que os alunos já possuem. Avaliação Formativa Para ajudar os alunos a progredirem no caminho do conhecimento e Avaliação Recapitulativa. Permite reconhecer se os alunos alcançaram os resultados esperados."


NA PRÁTICA

* Aqui deixarei algumas sugestões para que você possa criar seu próprio Projeto de trabalho

1ª- Acredito que um projeto tenha que partir da turma, por isso quando inicio um ano aguardo que as situações cotidianas da turma nos direcionem para o projeto a ser trabalhado.
Devido ao elevado número de alunos da turma que 
contraíram dengue nasceu o Projeto Xô Dengue!

2ª- Registre tudo que acontecer que for relacionado ao projeto. Costumo criar um diário do projeto para fazer estes registros.


 Diário do Projeto Xô Dengue e Fábulas Fabulosas


-3ª- Uma dúvida frequente é a forma de trabalhar o projeto, não é necessário trabalhá-lo diariamente, especifique dias para que seja trabalhado, pois sabemos que nem todos os conteúdos que necessitamos podem ser relacionados ao projeto, mas procure integrar o máximo que puder.

Trabalhamos a multiplicação através do reflorestamento 
no Projeto Viva a vida com os vegetais

4ª- Depois que decidir o projeto a ser trabalhado o primeiro passo é procurar saber o que os alunos sabem sobre o assunto, e então, recolha o maior número possível de material sobre o assunto, estimule os alunos a pesquisarem também.

Parte do material do projeto Asa de Papel.

5ª- Não torne sua turma como uma ilha dentro da escola, mesmo que você esteja trabalhando um projeto para solucionar questões específicas da turma, o professor deve envolver a turma no que está acontecendo na escola.

Todo material produzido durante o Projeto Asa de Papel 
foi utilizado na Feira Cultural da escola.


O trabalho por Projetos permite que os alunos sejam participantes ativos de todo o processo e até os responsáveis se envolvem, aproximando assim, a escola da família. É trabalhoso, mas é muito gratificante e estimulante.

Gostaria de deixar como sugestão de leitura de dois livros. O primeiro de
 Fernando Hernandez "Transgressão e mudança na educação. Os Projetos de trabalho"
e o segundo de Paty Fonte "Projetos Pedagógicos Dinâmicos."


As citações desta postagem são do Fernando Hernandéz

Nossa próxima e última dica desta série será Os Passeios
(Data da postagem dia 30/03/13)