Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO: VIVA A VIDA COM OS VEGETAIS!

(Imagem : Ludmila Vieira)

PERÍODO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 3 meses.
PÚBLICO: Alunos do 1º ao 5º ano (desde que o(a) professor(a) faça adaptações para atender cada faixa etária).
JUSTIFICATIVA: As crianças têm muita dificuldade para comer vegetais, dando preferência a alimentos que muitas vezes não são saudáveis, mas é papel da escola orientá-las e nada melhor que um projeto que tenha como personagem principal os vegetais. Então é momento do professor trazer os vegetais para a sala de aula.
OBJETIVOS: Mudar a postura alimentar dos alunos levando-os a valorizar os vegetais na alimentação trazendo assim benefícios para sua saúde. Ampliar a visão dos alunos em relação aos vegetais percebendo o quanto eles estão inseridos na nossa vida de formas diferenciadas estimulando a observação. Ampliar a consciência ambiental dos alunos mostrando-os o quanto é importante preservar a natureza.Valorizar a leitura, não só como uma prática social, mas como fonte de informações necessárias a nossa vida.Valorizar as várias tipologias textuais e como os vegetais podem estar inseridos nelas. Sociabilizar seus conhecimentos através do trabalho em grupo.  Estimular a pesquisa como fonte de dados e informações.
    CONTEÚDOS CURRICULARES: Trabalhamos o desenvolvimento dos vegetais (germinação de sementes), as partes de um vegetal completo, os vegetais como seres vivos, pesquisa e tabulação de dados, os vegetais que estão presentes na nossa alimentação e os benefícios que eles trazem para nossa saúde, trabalharam com os vegetais na literatura (histórias), nas artes (leitura de imagem, poesia, música), na culinária (receitas), cardápio da escola e de casa, trabalhando assim, as várias tipologias textuais. 
      DESENVOLVIMENTO:
  •       Contextualizando o projeto: Iniciar conversando em sala de aula sobre a importância das árvores para nós e para o nosso planeta, eles podem falar tudo o que sabem sobre os vegetais. 


  •   .     Passeio: Levar as crianças para um passeio nos arredores da escola para observarem as árvores que estão no entorno da escola.

  •  .     Trabalhando com mapa: Utilizando um mapa do Brasil, mostrar onde fica o estado do Amazonas, falar sobre a floresta e a importância de preservarmos as árvores, para o nosso bem  e para a vida dos animais.

  •       Origami: Fazer com eles o origami de árvores colar em uma folha e deixar que cada um escreva uma frase que julgue importante para a preservação das árvores e da floresta. Montar um mural.
  •      As árvores no nosso dia a dia: Mostrar dentro da sala de aula objetos que tem como origem as árvores. 
  • .     Desmatamento x reflorestamento: Explicar a diferença entre desmatamento, retirada de árvores sem critério e muitas vezes sem autorização e reflorestamento, plantio de árvores no lugar das que foram retiradas.


  • .     Multiplicação: Aproveitar o assunto de reflorestamento para trabalhar a multiplicação, utilizar um cartaz com árvores para introduzir este tema.


  • .     Os seres vivos: As árvores e todos os vegetais são seres vivos, e por isto as árvores nascem e crescem, neste momento como sugestão fizer uma árvore de papel no canto da  sala onde prenda uma fita métrica e escrever no alto do tronco “Estamos crescendo” todos podem ter sua estatura medida e escrita no tronco da árvore, analisando quem é o mais alto, o mais baixo e as diferenças entre cada indivíduo, perceberem que os vegetais são seres vivos, como nós e os animais.


  • .     Cartaz: Fazer um cartaz com a imagem de um vegetal completo, para que possa ir trabalhando cada parte do vegetal.
  • .    Os frutos: Cada um recebe um fruto e deve escrever uma palavra boas que gostariam que estivessem na nossa árvore.
  • .     História: João e os feijões mágicos. Conversamos sobre as sementes que dão origem aos vegetais.


  • .  As sementes: Plantar feijões e deixar que façam anotações diárias sobre o desenvolvimento dos feijões. Fazer uma exposição de sementes na sala e se possível pedir uma merendeira vá até a sala conversar sobre as sementes na nossa alimentação.
  • .     As raízes: Conversar sobre a utilidade e importância das raízes e as raízes na nossa alimentação, uma sugestão é trazer algumas raízes para que vejam e/ou trazer mandioca cozida para comer na sala.
  • .    Alimentação: Anotar o cardápio da semana na escola e observar os vegetais que apareceram nele, caso a escola não possua cozinha uma sugestão é o professor trazer o cardápio de um restaurante.Conversar sobre a importância dos vegetais na nossa alimentação.
  • .     História: Abelhinha apressada. Conversar sobre a reprodução através do pólen e a importância das flores.
  • .     As flores: A importância das flores para os vegetais e as flores que dão origem aos frutos.Trabalhar o texto de Vinicius de Moraes "O Girassol", trabalhar esta tipologia textual. fazer pintura de girassóis com tinta ou de recorte.

  • .     Os frutos: Conversar sobre os frutos e a importância deles para nós, fazer uma pesquisa na sala sobre a fruta preferida, se possível deixar façam na escola uma pesquisa sobre a fruta preferida dos alunos. Com os dados coletados montar uma tabela e um gráfico.
  • .     Salada de frutas: Fazer com a turma uma salada de frutas com a ajuda dos alunos, para que eles possam participar de todo o processo. Depois escrever todo o roteiro da preparação da salada de frutas (receita). Trabalhar esta tipologia textual.
  • .     As folhas: Pedir que tragam folhas para montar um painel, observar os diferentes tipos de folhas, sua importância para os vegetais e as folhas presentes na nossa alimentação. 
  • .     Caule/tronco: Conversar sobre a utilidade dos caules e os caules presentes na nossa alimentação.
CULMINÂNCIA: Exposição de trabalhos e/ou uma apresentação com uma música, sugestão  "Verde que te quero verde" da cantora Cristina Mel. Confeccionar máscaras de vegetais e golas verdes de papel crepom.


    AVALIAÇÃO: Através das atividades realizadas durante todo o processo e o professor pode conversar com os responsáveis e através do relato deles, perceber se houve mudanças no comportamento alimentar das crianças.
      (Autora: Ana Márcia Vieira)
            Até a próxima!

domingo, 20 de maio de 2012

VIVA 9000 ACESSOS!!!

Obrigada a todos! Chegamos a 9000 acessos, e espero que meu objetivo esteja sendo atingido, que é, contribuir de alguma forma com a Alfabetização de nossas crianças!!!


OBRIGADA!!!