Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SERÁ QUE AINDA TENHO O QUE APRENDER?

   Gostaria de iniciar este texto fazendo uma citação do apóstolo Paulo “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”. ( I Coríntios 8:2).

  Com esta citação fica claro que não podemos subir em um pedestal e acharmos que por termos estudado bastante ou termos muitos anos de experiência já sabemos o suficiente, o saber é uma fonte inesgotável e por isso mesmo devemos sempre estar dispostos a aprender seja através de leitura ou principalmente através da experiência de outros. 




    Segundo Paulo Freire “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Paulo Freire foi muito feliz nesta fala, pois ele destacou algo que é fundamental para o professor que é dar e receber, o professor deve ser incansável na sua busca de conhecimento, pois os tempos mudam, as gerações mudam, por que a escola não mudaria? 




       Mais uma citação de Paulo Freire nos leva a refletir sobre a nossa prática. “Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Não há o que comentar sobre este texto ele só reforça o quanto o professor deve estar constantemente se autoavaliando, para que possa ser capaz de mudar comportamentos e práticas ou não! O importante é parar e refletir. E nunca esquecer que sempre damos e recebemos e por isso devemos estar abertos para não só dar, mas também para receber.




“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (Paulo Freire)
           O professor deve ser como uma fonte onde a água é sempre renovada e não um depósito estático que depois de esgotado não tem algo novo para compartilhar. Sejamos professores como uma fonte.


(Trecho da palestra ministrada pela professora Ana Márcia Vieira na E.M. Pará no dia 01 de agosto de 2011 e na E.M. Olegário Mariano dia 17 de agosto de 2011).

     Até a próxima!

Não saia sem deixar um comentário.