Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 4 de novembro de 2012

Ciranda de Leitura (sugestão)

Esta é uma ótima estratégia de estímulo à Leitura.

É fundamental que a sala possua um Cantinho da Leitura
Este Cantinho era montado e desmontado diariamente pelos alunos, 
pois a sala era utilizada à noite pelos alunos do curso supletivo.


O objetivo do Cantinho da Leitura é o livre acesso dos alunos aos livros
 nos momentos livres  entre as atividades ou ao final delas.

Os Livros da Ciranda de Leitura

De acordo com o número de alunos foram selecionados na Sala de Leitura 30 livros, 
que não pertenciam ao Cantinho da Leitura
Estes Livros foram listados e numerados, duas vezes por semana os alunos poderiam 
escolher livros para lerem em casa e entregarem no dia seguinte.

Na entrega dos livros passavam por uma entrevista (individual), 
onde conversavam com a professora sobre os pontos principais do livro.


Um cartaz foi fixado no Cantinho da Leitura e depois da entrevista
 poderiam marcar no cartaz sua opinião sobre o livro.

Ao final do ano os alunos seriam premiados de acordo 
com a quantidade de livros lidos.

Os alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze 

Receberam também um certificado contendo a quantidade de livros lidos.

Esta atividade mudou o perfil de alunos que  não apenas liam  os livros, 
mas aprenderam a expressar oralmente sua opinião sobre eles.


Outro ponto importante é o fato de que toda a turma leria os mesmos livros, 
logo podiam conversar e trocar opiniões entre si.



Os responsáveis foram convidados para a premiação, as faltas diminuíram,
 porque não queriam perder o dia de pegar ou entregar o livro.

"Neste projeto é estimulada a Leitura por prazer"

Trabalhar a oralidade dos alunos e sua capacidade crítica faz parte do processo de Alfabetização, alfabetizar não é apenas ensinar a decodificar símbolos, mas saber interpretar criticamente estes símbolos. 
E.M.Pará
Turma 1301/2011