Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 11 de outubro de 2009

A ARCA DE NOÉ



Aqui vai uma sugestão de atividades em que podemos unir várias expressões artísticas de forma a expandir o conhecimento cultural de nossas crianças e ao mesmo tempo auxiliar o processo de alfabetização.

Temos aqui um MURAL DE ORIGAMI da Arca de Noé. Onde fizemos uma ligação entre o CD Arca de Noé de Vinícius de Moraes e o livro de história Arca de Noé da Ruth Rocha.


Sugestões de atividades:
-Retirar um animal por semana do mural (colocá-lo em destaque) e utilizá-lo como o animal da semana e assim trabalhar com o seu nome e palavras associadas a ele através da letra inicial, grupo de animais, etc.


- Utilizar as músicas do CD relacionadas a algum animal do mural trabalhando assim com o texto da música, estrofes, rimas, espaço entre as palavras...


- Trabalhar com a dobradura dos animais do mural para ilustração de cartazes, produções coletivas, fantoches de vara...

- Selecionar histórias relacionadas a estes animais para serem contadas na sala de aula.

- Podem ser utilizadas a biografia e bibliografia destes autores ou de um deles.

Através de atividades variadas podemos estimular a múltiplas inteligências dentro da nossa sala de aula.

*Estas são apenas algumas sugestões que foram utilizadas, deram certo e que podem ser adaptadas segundo a sua criatividade e a realidade da sua turma.
 Até a próxima.

 DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.