Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 17 de novembro de 2013

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Esta é uma boa oportunidade para trabalharmos com nossos alunos a importância dos negros na formação da nossa cultura.


Deixo aqui uma ótima sugestão de leitura para mostrar a importância dos negros e 
de todos os povos que juntos formaram o povo brasileiro.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de semana da Consciência Negra.

Mais uma sugestão de leitura, onde Lelê começa a reconhecer 
a beleza de seus cabelos enrolados.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Esse livro já é considerado um clássico, onde é destacada a beleza da cor negra.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente as crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do   auto-preconceito, ou seja, da inferiorização diante da sociedade.


Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


O Dia é comemorado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos dias.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES.








Até a próxima!