Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 28 de abril de 2012

CHEGAMOS A 7000 ACESSOS

 VIVA!


OBRIGADA A TODOS QUE NOS VISITARAM, ESTAMOS DE PARABÉNS!

DENGUE EM QUADRINHOS

   Os casos têm aumentado e podemos criar várias estratégias para conscientizar  nossos alunos, lembre-se que se você tem 30 alunos, você pode entrar em 30 casas, as crianças vão levando a mensagem para casa.


Fica aqui uma sugestão de trabalho com tirinhas sobre a DENGUE!



Podemos além de trabalhar a Dengue, podemos trabalhar a linguagem do quadrinhos.
Podemos trabalhar esta tipologia textual transformando-a em DIÁLOGO e assim trabalhar PONTUAÇÃO( travessão, dois pontos, exclamação...)

Fica a dica!

Até a próxima!!!












domingo, 22 de abril de 2012

Trabalhando com DIÁLOGO no 1º ano.

Além de um relato de experiência a postagem de hoje é uma sugestão de atividade.

ALGUMAS SITUAÇÕES DENTRO DE SALA DE AULA, SÃO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM . PRECISAMOS APROVEITÁ-LAS.

Lendo no Cantinho da Leitura o livro "O jogo e a Bola". Uma aluna perguntou: "Tia que tracinhos são estes?"
(travessões). Pensei "E agora como explico para ela?". Aí surgiu a sugestão de atividades que relato a seguir.


Pegamos 3 bonecos na Sala de Leitura e decidimos criar uma história para eles. 
E no quadro escrevemos uma história em forma de texto narrativo, sugerido pelos alunos.


Depois juntamente com eles transformamos este texto em um diálogo e eles entenderam na prática o que era um travessão.


Depois escolhemos alguns alunos para dramatizarem a história. O incrível foi que não precisamos decorar as  falas, todos sabiam falar as falas dos personagens. 


 A apresentação ficou tão boa que chamamos os colegas de outras turmas para assistirem nossa apresentação.


Depois registramos nossa história. Pois agora já sabíamos para que servia um travessão.


Estas sugestões podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária da turma e a criatividade do professor.

Até a próxima!