Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 5 de agosto de 2012

RECUPERAÇÃO PARALELA

Quando falamos em Recuperação as crianças ficam chateadas e não querem participar, mas podemos tornar estes momentos agradáveis e produtivos. 
Vejamos algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas neste momento importantíssimo.


Trabalhando no blocão!

1º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer as letras do alfabeto uma boa sugestão é o "Bingo de letras".


As cartelas foram confeccionadas com figuras e letras do alfabeto, cada cartela com 5 letras. São utilizadas tampinhas de garrafa para marcar as cartelas.


As letras que são cantadas podem ser colocadas em um quadro de pregas para ajudar os que ainda não conseguem reconhecer a letra apenas pelo som.

2º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer sílabas e formar palavras uma boa sugestão é o jogo de argolas.


Cada criança recebe 3 argolas e  joga nas garrafinhas onde sílabas foram presas. 


Ao acertar uma garrafa deve ir ao quadro e escrever uma palavra com a sílaba que estava na garrafinha. Se acertar três garrafas poderá escrever 3 palavras, só consegue o ponto se escrever a palavra. Os colegas podem ajudar a escrever. 


3º- Se teu aluno apresenta dificuldade para identificar palavras uma boa sugestão é entregar fichas com palavras e deixar que identifiquem palavras e leiam as palavras das fichas.


Várias atividades podem ser trabalhadas com estas fichas de palavras.


Em grupo eles podem selecionar as palavras pela letra inicial, pelo número de letras ou sílabas podem falar frases com a palavra que identificou.

4º- O alfabeto móvel é outra atividade que pode ser utilizada na recuperação de várias formas.


Aqui o alfabeto móvel é individual, cada criança ganha sua caixinha(aqui feita de origami e as letrinhas que foram coladas em cartolina) o professor pode desenhar no quadro uma imagem e relacioná-la a uma palavra e os alunos reproduzem com as letrinhas.


Aqui o alfabeto é coletivo (letrinhas plásticas que podem ser compradas em lojas de artigos para festas infantis). O professor pode utilizar as fichas de palavras ou apenas colocar as imagens desenhadas no quadro e os alunos terão que escrever seus nomes. 

5º- Pescaria de sílabas. Os alunos podem formar palavras com as sílabas pescadas. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente.


Com uma caixa de pizza forrada imitando um aquário. Tampinhas de garrafas com sílabas presas no interior e pedaços de imã no verso.




Os alunos recebem varas de pescar com uma tampinha presa por um barbante com um imã na ponta e depois de pescarem uma sílaba cada um, eles terão que formar palavras com as sílabas.




Enquanto um membro do grupo pesca os outros vão escrevendo as palavras, o grupo recebe uma folha para que escreva o maior número de palavras possíveis.

                                 

O professor(a) pode criar suas próprias regras.

   Estas são algumas sugestões, isto não quer dizer que as atividades escritas que utilizamos até então devem ser descartadas, mas podem ser mescladas com atividades diferentes que estimulem a leitura e escrita.