Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 4 de fevereiro de 2018

SUGESTÕES DE HISTÓRIAS PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Na primeira semana de aula estamos recebendo nossos alunos e muitas vezes ficamos em dúvida de que história contar para eles. Deixo aqui sugestões de livros e vídeos que podem ser trabalhados neste  período de ACOLHIDA. 

Sugestão 2- Histórias

livro

 vídeo






MIKA NÃO QUER IR PARA A ESCOLA
(vídeo)

ATÉ A PRÓXIMA!


VOLTA ÀS AULAS. Sugestão 1.

Quando um ano letivo inicia chegamos a escola cheios de expectativas e queremos receber nossos pequenos da melhor forma possível. Deixo aqui algumas sugestões para a ACOLHIDA aos nossos pequenos aprendentes do 1º ano.



1ª sugestão-  CRACHÁS. O uso de crachás com o nome das crianças é muito importante para que o professor identifique seus alunos nos primeiros dias de aula, são muito utilizados na Educação Infantil, mas o crachá pode ser utilizado no 1º ano para várias atividades de sondagem, além de auxiliar a identificação.

  • Espalhar os crachás na mesa e pedir que uma criança de cada vez encontre o crachá com seu nome. Pode ser utilizada uma música para chamar as crianças.

Objetivo: O professor poderá perceber quais os alunos que já identificam seu próprio nome. Esta atividade pode ser repetida durante a primeira semana, pois assim poderá alcançar as crianças que faltarem durante este período e servirá como fonte de aprendizado para os que ainda não dominam.

  • Apresentar uma ficha com uma letra do alfabeto e as crianças cujos nomes iniciam com esta letra devem se dirigir até a professora. Formando assim, vários grupos tendo como referência a 1ª letra do nome.



Objetivo: Perceber quais as crianças que já conseguem fazer esta relação, identificando a letra inicial do nome. Esta atividade pode ser repetida ao longo da primeira semana aumentando o grau de dificuldade, por exemplo, sem mostrar a ficha apresentar oralmente a letra desejada. 
  • Distribuir letras móveis para que as crianças escrevam seus nomes com o apoio do crachá. Depois de feitas intervenções necessárias a atividade pode ser repetida, mas sem o apoio do crachá.

Objetivos: Identificar as crianças que conseguem escrever seu nome com e sem apoio, organizando corretamente as letras da esquerda para a direita, na posição correta.

  • Utilizando cartões com números de 1 a 9. Realizar a mesma atividade anterior sendo que desta vez as crianças se deslocarão pelo números de letras do nome. Pode ser explorado também nomes maiores/menores, quem tem mais ou menos letras. 

 
Objetivos: Identificar as crianças que conseguem fazer a relação símbolo/quantidade e comparação entre quantidades.  


 Sugestões de crachás.

http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/02/crachas-criativos.html








(Sugestões de crachás retiradas da internet)


ATÉ A PRÓXIMA!