Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 19 de abril de 2015

A PULGA FILOMENA

Sequência didática realizada com o livro da autora 
Neuza Lozano Peres. A Pulga Filomena.


1º-Depois de ler a história com a turma no Cantinho da Leitura e conversarmos sobre alguns pontos interessantes da história, como:
  • o  resfriado da Filomena;
  • a troca das sílabas quando ela espirrava;
  • o insetos amigos da Filomena;
  • o nome e sobrenome da Pulga.
2º-Fomos para o quadro e fizemos uma lista dos insetos que apareceram na história.


3º- Conversamos sobre as sílabas, Tipos de sílabas.

As crianças costumam achar que as sílabas possuem apenas duas letras,
 bom momento para trabalhar esta questão.
4º- A troca da posição das sílabas quando Filomena espirrava.

                                         
Momento ideal para falar sobre a importância de se colocar as sílabas nos lugares certos,
para que a palavra seja compreendida.

5º- Trabalhar com os nomes da lista no quadro de pregas.


Deixar que as crianças explorem a composição das palavras, 
através das posições silábicas.

6º- Criando uma lista de outros insetos que não aparecem na história.

Momento ideal para avaliar o que foi compreendido sobre estes animaizinhos e
 ampliar o vocabulário da turma.

7º- Escrevendo nossas listas de insetos.

Cada aluno recebe uma tira de papel e pode escolher 
um dos insetos para copiar o nome e ilustrar
 (o professor deve ser o mediador, para que todos os insetos das listas sejam contemplados).

8º- Organizando as listas por ordem alfabética.


Com a orientação do professor os alunos vão sendo chamados de acordo 
com a ordem alfabética dos nomes de suas listas e vão colando suas tiras.


Interessante que neste momento, as crianças precisam identificar o nome de 
seu animalzinho para que possa colocá-lo na lista.

9º Lista, mais uma tipologia textual ( alguns tipos de listas).

Lista de palavras iniciadas com P organizada pelo número de sílabas. (ordem crescente)

Lista dos combinados da turma.

Lista dos livros lidos pela turma.

Lista com o nome dos alunos da turma.
*Existem inúmeros tipos de listas que podem ser trabalhados 
com os alunos(lista de compras, lista telefônica...)

10º- Nome e sobrenome.

Ao final da história, depois de curada Filomena responde a pergunta sobre seu nome.

Filomena Lofimena Menafilo Namelofi da Silva.
(neste momento o professor pode aproveitar para falar sobre o NOME e SOBRENOME dos alunos e como os recebemos.

11º- Hora da sistematização do que foi trabalhado.






Até a próxima!












3 comentários:

Sandra Maria disse...

Muito bom Ana Márcia!

Michelle Moreira disse...

Gostei muito! Boa sugestão para a minha turminha de 2º ano! Bjsss

Ana Márcia disse...

Fiz com minha turma de 2○ ano.