Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quarta-feira, 7 de março de 2012

O DICIONÁRIO NA SALA DE AULA


   Não poderíamos deixar de trabalhar com o Dicionário, afinal ele é um dos livros mais importantes, porque sempre está ali para nos socorrer quando temos alguma dúvida.
   Podemos começar mostrando a importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
   É preciso ter o alfabeto exposto na sala.

   Sugestão de leitura: "Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem. 
    Para as turmas menores o ideal é utilizar dicionários ilustrados que facilitam o manuseio.
 Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.
 O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
 Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.

  Para finalizar esta atividade pode ser criado o Dicionário da Turma, como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la. 
   Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.
  Até a próxima! 
Deixe um comentário.

6 comentários:

Ana Márcia disse...

Trabalhar com dicionário desde os anos iniciais traz benefícios para todos os anos seguintes. Vale a pena.

Anônimo disse...

Olá,preciso com urgência do texto do livro A traça de a a z,se possível me envie ,obrigada.... seu trabalho com o dicionário foi maravilhoso parabéns!!! e é justamente o que preciso...

Ana Márcia disse...

Eu não sei quem você é. Você não se identificou.

Rosangela disse...

sou professora do 1° ano E.F. meu nome é Rosângela e moro em INhapim,MG se possível poste o texto será útil para muitos.. obrigada

Ana Márcia disse...

Querida Rosângela, obrigada por acessar meu blog. Infelizmente não posso ajudá-la, pois não estou mais na escola onde utilizei este livro e a escola atual não o possui. Mas você pode tentar adquiri-lo pela internet, neste link http://www.estantevirtual.com.br/q/nani-a-traca-de-a-a-z

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Muito bom