Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
Mostrando postagens com marcador MENSAGENS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MENSAGENS. Mostrar todas as postagens

domingo, 26 de novembro de 2017

Cinco anos de Troféu Rioeduca

Há cinco anos meu blog ganhou o Troféu Rioeduca 2012






Em 2009 quando criei este blog não imaginei que ele me proporcionaria tantos momentos especiais. 

OBRIGADA A TODOS QUE DE ALGUMA FORMA FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA! 

domingo, 29 de maio de 2016

1 MILHÃO DE ACESSOS!

Gostaria de agradecer a todos que visitam ou visitaram o meu blog neste período. Espero ter contribuído de alguma forma para o crescimento de todos.

Eu também cresci neste período!
Muito obrigada!

sábado, 28 de março de 2015

Obrigada pelo carinho!

Quero agradecer a todos que já visitaram e visitam este blog. Chegamos a 451.000 acessos!


Aguardem novas postagens!!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

quinta-feira, 31 de julho de 2014

CHEGAMOS A 300.000 ACESSOS!

Obrigada a todos que nos visitaram e por isso chegamos aos 300.000 acessos.

MUITO OBRIGADA!

domingo, 29 de setembro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS


Este mês comemoramos o Dia das Crianças, por isso decidi fazer uma postagem especial.



Acredito que a escola pode ser um lugar onde se aprende brincando.


A criança pode sentir prazer em aprender.



Na escola a criança aprende lições que podem servir para a vida toda.


Façamos da escola um lugar especial de aprendizagem!



Seguem algumas sugestões de atividades para a semana das crianças.

Seguda-feira - É uma boa oportunidade para trabalharmos com jogos.
Quebra-cabeça


Trilha

Terça-feira - Uma boa dica é o trabalho com arte.


Origami (As maçãs- Cezanne)

Girassóis para enfeitar o corredor da escola.

Quarta-feira - Muito legal trabalhar com brinquedos de sucata.
Bilboquê



Quinta-feira - Brincadeiras tradicionais podem ser trazidas para a escola.


Pipa

Bola de gude

Sexta-feira - Que tal fechar a semana com uma gincana na sala.

PARABÉNS CRIANÇAS!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CHEGAMOS A 100 SEGUIDORES!!!

Chegamos a marca de 100 seguidores e queremos
 agradecê-los por compartilharem do nosso trabalho.
OBRIGADA!

E você o que está esperando? Venha também!!!

domingo, 28 de outubro de 2012

Chegamos a 30.000 acessos!

PARABÉNS!!!


Estou muito feliz por termos chegado a 30.000 acessos.
Obrigada a todos que têm visitado nosso blog.

domingo, 23 de setembro de 2012

25.000 acessos!!!

Obrigada a todos pelas visitas!!!
Meu desejo é contribuir de alguma forma para a Alfabetização de nossas crianças!
Espero estar alcançando meu objetivo!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

DEPOIMENTOS DE MÃES QUE ACESSAM O BLOG.

Para comemorar os 20.000 acessos.
Faço hoje uma Postagem Especial.
Algumas mães de alunos da Turma 1306, deixaram depoimentos sobre o nosso Blog.

        


  Quero agradecer as mães que têm acessado nosso blog junto com seus filhos e estão sempre compartilhando conosco o que temos vivido dentro da sala de aula.
 Além de depoimentos em vídeo estarei publicando depoimentos escritos, temos alcançado nosso objetivo que é aproximar os Responsáveis da escola.
   Obrigada vocês são Especiais!

sábado, 9 de junho de 2012

AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO.

Afetividade e Educação. Qual a relação entre elas?

Existem muitos questionamentos sobre esta relação, vamos olhar esta questão pelo olhar de teóricos e pelo olhar prático na sala de aula.

"Não importa com que faixa etária trabalhe o educador ou educadora. O nosso é um trabalho realizado com gente, miúda, jovem ou adulta, mas gente em permanente processo de busca."
                                                              (Paulo Freire)


Esta é uma questão que torna nosso trabalho como educadores fascinante, nunca podemos perder esta visão, nós trabalhamos com gente e por isso mesmo cada ano que passa nosso trabalho é diferente, porque as pessoas são diferentes. Não trabalhamos com máquinas criadas em série por alguma empresa. Por isso mesmo estamos sempre nos surpreendendo.


Como diz o autor, estão em permanente processo de busca, e cabe a nós auxiliá-los nesta busca. Será que temos cumprido nosso papel?

"Quando uma criança vai para a escola, não vai apenas para aprender, mas também para relacionar-se e para vivenciar o aprendizado como um todo e quem assim a percebe poderá então orientá-la rumo ao amanhã".
                                            (Claudio Saltini)


É preciso que o ensino esteja ligado a realidade, que o educando ao sair da Escola leve os ensinamentos para sua vida prática, este ensinamento precisa fazer sentido e trazer mudanças para a vida, porque é lá fora que sua aprendizagem será posta a prova. Precisamos, como educadores meditar nesta questão, o que restará de tudo o que eu ensinei?

Você sabia que toda vez que você aprende alguma coisa ou adquiri experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento?


Vamos entender melhor. 

"A memória é uma das funções mais importantes do cérebro, e está ligada a aprendizagem.

 A memória é a base de todo saber e também de toda a existência humana, desde o nascimento. Todo o nosso cérebro funciona através da memória. Comemos, andamos, falamos, porque nos lembramos de como fazê-lo".

                                              (Marta Relvas)




Memória de curta duração- Esse tipo de memória não forma “arquivos”.
Quando nosso cérebro(hipocampo) julga que uma informação não é tão importante ele a guarda na memória de curta duração e logo são descartadas. 

Memória de longa duração- Armazena as informações por mais tempo. Se ele julgar que esta informação é importante, ela será armazenada na memória de longa duração e será resgatada sempre que precisarmos.
Sem o "consentimento" do hipocampo a experiência desvanece-se para sempre. É aqui que entra a carga afetiva necessária para que o estímulo se fixe na memória de longa duração. A informação tem que ter alguma carga emocional, portanto, tem que ter alguma importância afetiva.


“Por exemplo, se o estudante não aprende o conteúdo é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a nova informação, com isso, a aprendizagem não ocorre. Não adianta insistir no mesmo tipo de explicação”.
                                                                                                                     (Marta Relvas)


Este ponto é muito importante, é preciso que o conteúdo a ser trabalhado tenha sentido e faça ligação com conhecimentos prévios dos alunos, e mais importante, este conteúdo deve ser apresentado em mais de uma forma, não temos o direito de julgar que se já apresentei o conteúdo todos têm que saber, e se repetir vou repetir da mesma forma e todos irão aprender.


“Por isso, os conhecimentos dos alunos precisam ser investigados, recordar aulas anteriores e dispor de diversos recursos pedagógicos são importantes para formar “ganchos” facilitando a aprendizagem . Se o assunto estiver ligado a um som, a uma linguagem e a um cheiro, três áreas diferentes do cérebro tentarão recuperar esta memória”.                                           
                                                                                                                    (Marta Relvas)


Quem nunca ouviu uma música e ela imediatamente te transportou para determinado momento de sua vida, o mesmo acontece com o cheiro, uma imagem ou um sabor. Estes "ganchos" ficaram armazenados no nosso cérebro e no momento que um deles é colocado diante de nós nosso cérebro os resgata imediatamente. Essas recordações podem ser boas ou ruins.


Diante de tudo o que vimos fica claro que precisamos estar constantemente nos autoavaliando e reformulando nossas práticas, precisamos estar atentos para percebermos que caminho temos que seguir, para isso é importantíssimo o trabalho em equipe, o registrar, as observações constantes e claro, criatividade.  


"Criatividade é a criação de novas soluções para velhos problemas".
                                                                             (Marta Relvas)

Até a próxima!

REVISTA "NÓS DA ESCOLA"  Edição julho/2008















domingo, 27 de maio de 2012

COMEMORANDO 10.000 ACESSOS




Presente da Ieny

Nossa história!
Capa para Facebook de Trilhos

Este blog foi criado em Setembro de 2009.


Mas fiz apenas 5 postagens durante todo o ano de 2009.


No ano de 2010 fiz apenas 3 postagens e decidi abandonar este blog, pois acreditava que minhas ideias compartilhadas aqui não interessavam a ninguém.


No ano de 2011 não fiz nenhuma postagem.


No fim de janeiro de 2012 resolvi entrar no blog com a intenção de desativá-lo e para minha surpresa ele havia tido 700 acessos neste período, e o comentário de uma pessoa, que não conheço (Maricene Gonçalves: "A sua ideia é maravilhosa, gostei e vou adcionar em meu trabalho de faculdade sobre letramento. Em TRABALHANDO COM CHARGES DE JORNAL). Este comentário mexeu comigo, pois percebi que minhas ideias tinham ajudado alguém, e que sem postar nada durante mais de 1 ano, 700 pessoas tinham acessado meu blog.

 Decidi RECOMEÇAR! 

E CHEGAMOS AQUI 10.000 acessos em apenas 4 meses.



ESTOU MUITO FELIZ COM O RESULTADO, POIS AS VISITAS TEM AUMENTADO MUITO.






Gostaria de saber sua opinião sobre este blog. Por isso participe da enquete que estou iniciando hoje, em comemoração aos 10.000 Acessos. PARTICIPE! Sua opinião é muito importante para mim.


Até a próxima!



domingo, 20 de maio de 2012

VIVA 9000 ACESSOS!!!

Obrigada a todos! Chegamos a 9000 acessos, e espero que meu objetivo esteja sendo atingido, que é, contribuir de alguma forma com a Alfabetização de nossas crianças!!!


OBRIGADA!!!

sábado, 12 de maio de 2012

CHEGAMOS A 8000 ACESSOS!

VIVA!!!

                   Scraps


Obrigada a todos que nos visitaram, por isso chegamos aqui!!!

sábado, 28 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

DIA DO LIVRO INFANTIL

(veja fotos de alunos lendo)


  Dia 18 de Abril é o dia Nacional do Livro Infantil, pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de Literatura Infantil do Brasil, Monteiro Lobato. Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do Folclore Nacional.

O Brasil conta hoje com outros escritores de Literatura Infantil muito importantes e que tem contribuído de forma valiosa para a Literatura Nacional Infantil.

LER É VIAJAR PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.

"O Livro é nossa asa de papel com ele viajamos pelo mundo da imaginação" Turma 1103/2009  E.M.Pará



Fotos de alunos lendo...
Turma 1101/2012
Turma 1201/2010

Turma 1103/2009

Turma 1301/2011

Turma 1106/2010

Turma 1306/2012
                                                
“Na realidade, as histórias deveriam estar no centro do processo e não como um complemento. A leitura e a escrita devem ser objetos de prazer”.
  (A Multieducação na sala de aula)


Até a próxima!