Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
Mostrando postagens com marcador DICAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DICAS. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de abril de 2014

Cantinho da Leitura.

Por que ouvir histórias no Cantinho da Leitura?
Existem vários motivos, vou destacar alguns.

1º motivo- devido a proximidade o professor consegue prender
 com mais eficácia a tenção da turma.


2º motivo- a turma se movimenta saindo de seus lugares,
 indo para um ambiente diferente na sala de aula
3º motivo- a proximidade entre os alunos, promove interação, 
durante este momento.
4º motivo- permite que os alunos participem mais 
ativamente deste momento.

5º Motivo- eles associam aquele lugar com o ouvir histórias, 
que até mesmo quando é um colega que lê eles participam.

"CANTINHO DA LEITURA LUGAR DE PRAZER."



sábado, 30 de novembro de 2013

A RECUPERAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO.

Muitas vezes nos sentimos inseguras sobre como trabalhar atividades de recuperação na Alfabetização.

 

Algumas vezes achamos que se nosso aluno não sentar para escrever ele não aprenderá.


Chegamos a pensar que não podemos perder tempo com brincadeiras, porque nosso tempo é curto.


Estes questionamentos vêm a nossa cabeça, porque estamos preocupados com nossos alunos.


Nossas dica de hoje:
  • Não pense que estes momentos são perda de tempo, pois enquanto eles brincam tentando solucionar os desafios propostos por nós, eles estão aprendendo.
  • Quando eles podem tocar nas letras, manuseá-las como o alfabeto móvel, eles estão aprendendo.
  • Quando propomos desafios com as fichas de palavras e eles precisam identificá-las, eles estão aprendendo.
  • "Mas eles não vão escrever?" Claro que vão, e uma sugestão é utilizar as mesmas palavras trabalhadas nas atividades anteriores.
Alfabeto Móvel na recuperação.

  • Coloque desenhos no quadro e deixe que eles tentem escrever sozinhos o nome dos desenhos, procure estar junto com eles para ir solucionando possíveis dúvidas. Neste momento nosso papel de mediador é fundamental.
  • O trabalho em grupo também é muito importante, é possível ir colocando um desenho de cada vez, e depois das intervenções, colocar o desenho seguinte.

Fichas de palavras na recuperação.

  • Confeccione fichas de palavras com letras grandes coladas em cartolina, no verso de algumas coloque a imagem referente aquela palavra.
  • São inúmeras as possibilidades de atividades utilizando estas fichas.
  • Entregue uma ficha para cada aluno e eles terão que descobrir o que está escrito na sua ficha(verso sem imagem).
  • Utilizando a ficha com imagem mostre a imagem e deixe que eles falem o nome do desenho e depois faça perguntas sobre este nome. (qual a primeira letra? Qual a última? Quem consegue soletrar? Quantas sílabas? Quais as vogais?...) Só depois de explorar bastante, mostre o lado da palavra e confirme todas as perguntas anteriores.
Placas de letras na recuperação.

  • Escrever uma palavra no quadro e deixar que eles tentem escrevê-la com as fichas.
  • Sem escrever no quadro pedir que escrevam com as letras a palavra ditada por você.
  • pedir que se organizem e escrevam uma palavra escolhida por eles com as letras das placas, a todo momento podemos estar agindo como mediadores.

Fichas de palavras 

  • Neste caso as fichas de palavras são confeccionadas por eles com letras de revistas ou xerox de letras entregues por você com as possibilidades que você deseja trabalhar.
  • Estas fichas são levadas para casa e a imagem no verso é feita com desenhos produzidos por eles(ela também deve ser reforçada com cartolina como as fichas anteriores).
  • Neste caso eles, com certeza, irão reproduzir em casa para a família todo o procedimento realizado por você em sala.
Esta são apenas algumas dicas para auxiliar nosso trabalho neste período tão importante. Estas atividades devem ser trabalhadas antes da parte escrita, pois ela será muito mais proveitosa.

Até a próxima!





domingo, 31 de março de 2013

10ª Dica- Os Passeios

Quando falo aqui em passeios não me refiro a passeios a pontos turísticos, museus, etc.
Passeio aqui se refere a aulas-passeio que são simples, mas importantíssimas!

"Educar não é uma fórmula de escola, mas 
uma obra de vida"

Depois de estudar o texto " A Pipa" aprendemos a fazer pipas
e fomos soltar no quintal da escola.

"Lutar pelo advento de uma sociedade na qual a criança possa desenvolver-se integralmente, o mais humana e harmoniosamente possível, criar o clima favorável ao seu desabrochar, que desejamos e preparamos, é um dos primeiros deveres pedagógicos". 

Depois de trabalhar sobre brincadeiras no Folclore saímos para 
brincar de bola-de-gude, aqui os alunos ensinam a quem não sabe.

"Queremos atividades escolares vivas, associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de dinamismo e de proveito pedagógico". 

Observando o lixo jogado pelas ruas ao redor da escola.

   Estas citações de Célestin Freinet  nos fazem  refletir sobre a importância de mostrarmos para nossos alunos, que a aprendizagem pode ir além das paredes da nossa sala de aula.

*Vou deixar aqui 5 sugestões de atividades que podemos realizar fora da sala de aula, ampliando nosso espaço de aprendizagem. 

1ª- Ao trabalhar com vegetais podemos recolher folhas no quintal da escola.

Recolhendo folhas no quintal da escola para atividade de ciências.

Veja mais detalhes aqui


2ª- O momento de contar uma história pode se tornar muito mais agradável se for em um lugar diferente.

Ouvindo história embaixo de uma árvore no quintal da escola.
Este momento já é agradável e pode ser mais ainda!

3ª- Explorar o entorno da escola pode ser muito agradável e valioso para   a  aprendizagem, podemos  explorar  este  espaço  de  várias formas. Aqui fomos   observar como  estavam as calçadas perto da escola percebemos muito lixo no chão.

Comprovar na prática o que estudamos na sala de aula.
(trabalhando Meio Ambiente)

4ª- Entrevistar outros colegas ou funcionários também é uma boa dica, pois se quiser montar um gráfico/tabela leve seus alunos a coletar os dados dentro da própria escola, podem utilizar questionários ou um gravador.
Entrevista sobre a Dengue para montar um gráfico sobre a epidemia.
(utilizando gravador)

5ª- explorar o ambiente externo da escola é uma atividade que pode parecer insignificante para nós, mas é muito preciosa para nossos alunos, basta uma visita a Sala de Informática, a Sala de Leitura ou observar uma árvore no dia da Árvore. 

Dia da Árvore, observar as características dela.


Precisamos ampliar os limites de nossa sala de aula, deixar 
que nossos alunos percebam que nossa sala de aula, 
pode ser bem maior do que eles imaginam.


Esta foi nossa última Dica desta série, espero 
que elas sejam úteis a todos que acessarem este blog.




domingo, 24 de março de 2013

9ª Dica- Os Projetos

A importância de trabalhar por Projetos.

Projeto Fábulas Fabulosas

"Trabalhar por projetos, costuma ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem."


Projeto Pare, pense e siga em frente!

"A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdisciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo."


Projeto Lendo Ruth Rocha

"Nos projetos, por princípio, trata-se de enfrentar a complexidade, abrindo portas que expandam o desejo dos alunos por seguir aprendendo ao longo de sua vida. Nessa expansão do conhecimento, cada um dos alunos pode ter um lugar." 
Projeto Asa de papel. (Lendo livros de receitas).

"...formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para aprender toda a vida..."


Projeto Xô Dengue!

"É preciso haver avaliação em vários momentos. Avaliação Inicial. Para detectar o conhecimento que os alunos já possuem. Avaliação Formativa Para ajudar os alunos a progredirem no caminho do conhecimento e Avaliação Recapitulativa. Permite reconhecer se os alunos alcançaram os resultados esperados."


NA PRÁTICA

* Aqui deixarei algumas sugestões para que você possa criar seu próprio Projeto de trabalho

1ª- Acredito que um projeto tenha que partir da turma, por isso quando inicio um ano aguardo que as situações cotidianas da turma nos direcionem para o projeto a ser trabalhado.
Devido ao elevado número de alunos da turma que 
contraíram dengue nasceu o Projeto Xô Dengue!

2ª- Registre tudo que acontecer que for relacionado ao projeto. Costumo criar um diário do projeto para fazer estes registros.


 Diário do Projeto Xô Dengue e Fábulas Fabulosas


-3ª- Uma dúvida frequente é a forma de trabalhar o projeto, não é necessário trabalhá-lo diariamente, especifique dias para que seja trabalhado, pois sabemos que nem todos os conteúdos que necessitamos podem ser relacionados ao projeto, mas procure integrar o máximo que puder.

Trabalhamos a multiplicação através do reflorestamento 
no Projeto Viva a vida com os vegetais

4ª- Depois que decidir o projeto a ser trabalhado o primeiro passo é procurar saber o que os alunos sabem sobre o assunto, e então, recolha o maior número possível de material sobre o assunto, estimule os alunos a pesquisarem também.

Parte do material do projeto Asa de Papel.

5ª- Não torne sua turma como uma ilha dentro da escola, mesmo que você esteja trabalhando um projeto para solucionar questões específicas da turma, o professor deve envolver a turma no que está acontecendo na escola.

Todo material produzido durante o Projeto Asa de Papel 
foi utilizado na Feira Cultural da escola.


O trabalho por Projetos permite que os alunos sejam participantes ativos de todo o processo e até os responsáveis se envolvem, aproximando assim, a escola da família. É trabalhoso, mas é muito gratificante e estimulante.

Gostaria de deixar como sugestão de leitura de dois livros. O primeiro de
 Fernando Hernandez "Transgressão e mudança na educação. Os Projetos de trabalho"
e o segundo de Paty Fonte "Projetos Pedagógicos Dinâmicos."


As citações desta postagem são do Fernando Hernandéz

Nossa próxima e última dica desta série será Os Passeios
(Data da postagem dia 30/03/13)


                                                           









domingo, 17 de março de 2013

8ª Dica- As Artes

A importância de trabalhar atividades de Arte na sala de aula.

Muitas vezes achamos que o trabalho com Arte é obrigação do professor de Arte, quando há. E para nós é perda de tempo ou usado para preencher momentos ociosos.

Trabalhando com as obras de Tarsila do Amaral. Turma de 3º ano

"Desde a escola de educação infantil, deve ser garantido às crianças o direito a esse conhecimento que amplia e aprofunda seu saber."

Releitura da obra de Alfredo Volpi. Turma de 1º ano. 

"Assim, a leitura de imagens ou de palavras é carregada de sentidos que tanto estão presentes na imagem como na palavra ou no seu leitor."

Lendo com alunos livros de imagens (textos não verbais).

Como sugestão temos os livros Zuza e Arquimedes  

NA PRÁTICA

* Deixo aqui 5 sugestões de trabalhos realizados com Artes plásticas na sala de aula.

1ª- Fazendo um paralelo entre as artes plásticas e a arte da palavra, podemos trabalhar "Girassóis" (1888) de Van Gogh e o poema "Os girassóis" de Vinícius de Moraes.



Alunos pintando seus próprios girassóis

Montar um corredor de girassóis.

Trabalhar com o texto de Vinicius de Moraes

Veja esta sugestão!

2ª- Através da obra de Kandinsky, pode-se trabalhar com formas geométricas.
Releitura da obra "Sobre pontos"(1928) de Kandinsky 

3ª- O professor pode trabalhar a importância das frutas na alimentação e fazer uma releitura do quadro "Natureza morta-maçãs"(1890) de Paul Cézanne com origami.

Turma de 1º ano

Turma de 2º ano

4º- Exposição com várias obras de Tarsila do Amaral, trabalhar a biografia da autora e deixar que os alunos escolham livremente e recriem sobre a obra da autora, podendo mudar as cores e algumas formas.
Exposição de algumas obras de Tarsila do amaral

Com os trabalhos criar um livro de Artes da turma.

5ª- Ao trabalhar "Bandeirinhas" (1970)de Alfredo Volpi o professor pode fazer um paralelo com as Festas Juninas, ou a utilização de bandeirinhas nas festas do interior.

Aqui utilizando bandeirinhas recortadas ou pintadas.

Deixo como sugestão o livro de Ivete Raffa "Fazendo Arte com os Mestres" vol.2.


" Do mesmo modo que existe na escola um espaço destinado à alfabetização na linguagem das palavras e dos textos orais e escritos, é preciso haver cuidado com a alfabetização nas linguagens da arte."
                                           (Mirian Martins)

Aqui deixo apenas sugestões que podem e devem ser trabalhadas de acordo com a criatividade e a necessidade do professor, muitos outros artistas brilhantes podem ser trabalhados de diversas formas.

Nossa próxima postagem será Os Projetos
(Data da postagem 23/03/13)