Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
Mostrando postagens com marcador ATIVIDADES PRÁTICAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ATIVIDADES PRÁTICAS. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de fevereiro de 2021

ADIÇÃO SIMPLES E DIVERTIDA!

 Vamos aprender matemática brincando!

Fazendo várias combinações podemos brincar de adicionar 

e muito mais com esta bonequinha.


(Os moldes para impressão estão no final da postagem)

1ª sugestão: Você pode combinar da forma que quiser as partes da menina e pedir que os alunos contem e coloquem o numeral correspondente.

Exemplo: Vamos contar quantas florzinhas a menina carrega em cada mão e colocarmos a ficha com o número de flores. Para terminar vamos juntar a quantidade de flores das duas mãos e descobrir quantas flores a menina têm.



2ª sugestão: Como antes você pode combinar da forma que quiser as partes da menina e criar junto com a turma um enunciado para este probleminha. 

Exemplo: Observe a imagem da menina com as flores, vamos criar juntos um probleminha para essa imagem?


3ª sugestão: Você pode combinar da forma que quiser as partes da menina e pedir que os alunos transformem a imagem em uma sentença matemática ou uma continha.


Exemplo: Observando a imagem podemos criar uma sentença matemática. Vamos lá?


Exemplo: Vamos observar a imagem e criar uma continha?


4ª sugestão: Você pode trabalhar maior e menor quantidade, direta e esquerda. 

Exemplo: Em que mão a menina possui maior quantidade de flores? Quem é maior 3 ou 2?


Exemplo: Qual a mão da menina que está sem flores, mão direita ou esquerda?


Agora vou deixar aqui os moldes para impressão. 
Use a sua criatividade e crie outras atividades.






Até a próxima!


COMPARTILHE SUAS IDEIAS CONOSCO NOS COMENTÁRIOS! 
👇














domingo, 16 de junho de 2013

Utilizando o Dicionário na Turma de 2º ano

A utilização do dicionário é importantíssima para os alunos
 de qualquer idade.

Depois de aprendermos a importância e a utilidade da ordem alfabética,
em duplas escolheram um dicionário.

Cada dupla deveria encontrar a palavra escrita no quadro pela professora.

A primeira dupla a encontrar a palavra poderia ir até a frente da turma 
e ler para os colegas.

Depois de brincarmos com várias palavras fizemos uma lista
com nomes de animais na ordem alfabética.

Cada um escolheu um animal e assim começamos a criar 
um dicionário da turma.

Modelo de Atividades.







É importante que seja dada às crianças a oportunidade de compreender qual a utilidade fora da escola,
do que se aprende dentro da escola.
 Até a próxima!

















domingo, 14 de abril de 2013

Aprendendo horas exatas.

Aprender a ver as horas é muito complicado para as crianças, 
por isso é necessário trabalhar com material concreto.
É importante ter um calendário na sala.

Ter um relógio na sala também é importante.

A janelinha do tempo também não pode faltar.

E um local para os aniversariantes do mês

NA PRÁTICA:
O ideal é começar com uma história. Segue a sugestão de um livro.
Texto e imagem Guto Lins.

Utilizar um globo terrestre para explicar como surgem 
o Dia e a Noite.

Ter um globo terrestre na sala é importante.

Calendário para que os alunos completem durante o mês

Podemos também utilizar um relógio de brinquedo para que os alunos possam participar registrando a hora ditada pelo professor.

Aluno utilizando o relógio de brinquedo

Outra sugestão importante é confeccionar reloginhos para a turma com ponteiros, podem ser realizadas várias atividades utilizando o reloginho.

Os alunos utilizando os reloginhos.

Molde do reloginho, é necessário colar na cartolina e utilizar bailarinas para prender os ponteiros.


O ideal é utilizar horas exatas para iniciar.


Ditado de horas também é muito interessante e as crianças adoram.



Sugestões de atividades com horas exatas.



Aprender as horas assim é muito mais divertido!


Até a próxima!












domingo, 21 de outubro de 2012

Estudando os vegetais. AS FOLHAS (turma 1306)

    Depois de estudarmos as sementes, continuamos estudando as partes dos vegetais e para isso organizamos uma visita ao quintal da escola para coletarmos diversos tipos de FOLHAS.

Foram momentos muito interessantes de pesquisa e descobertas.


Separamos as folhas utilizando critérios variados como forma, tamanho, cor...


Montamos um cartaz com os diferentes tipos de folhas encontrados.


Trabalhando com as sombras das folhas criamos um livro de Arte feito pela turma.




E para encerrar fizemos uma produção de texto relatando tudo o que vimos e aprendemos neste dia.



O Professor tem nas mãos o poder de tornar a prendizagem, algo mecânico e frio ou transformar esta mesma aprendizagem em algo prazeroso e alegre.