Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 18 de março de 2018

O MENINO QUE APRENDEU A VER

Esta linda história da autora Ruth Rocha é ideal para trabalhar com crianças no início do processo de Alfabetização.

Aqui apresentamos em duas versões.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
  • Distribuir entre as crianças fichas com algumas letras que são destacadas no texto.
  • Avisá-las que durante a história quem estiver segurando a letra solicitada terá que levantar a letra e os colegas terão que falar palavras iniciadas com esta letra.

Esta atividade a estimula a atenção. 

É ideal que as crianças sentem próximas ao professor, 
para que possam visualizar a história.



Temos a opção de vídeo, caso não encontre o livro. 
O ideal é que seja feita a leitura através do livro e
 na recontagem o vídeo seja utilizado.


  • Trabalhar atividades que ajudem a diferenciar letras de símbolos.

  • Com a ajuda dos alunos criar listas de palavras iniciadas com as letras utilizadas na história.

  • Utilizar textos de embalagens, letreiros de ônibus, placas de ruas...




  • ATÉ A PRÓXIMA!







    domingo, 4 de fevereiro de 2018

    SUGESTÕES DE HISTÓRIAS PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA

    Na primeira semana de aula estamos recebendo nossos alunos e muitas vezes ficamos em dúvida de que história contar para eles. Deixo aqui sugestões de livros e vídeos que podem ser trabalhados neste  período de ACOLHIDA. 

    Sugestão 2- Histórias

    livro

     vídeo






    MIKA NÃO QUER IR PARA A ESCOLA
    (vídeo)

    ATÉ A PRÓXIMA!


    VOLTA ÀS AULAS. Sugestão 1.

    Quando um ano letivo inicia chegamos a escola cheios de expectativas e queremos receber nossos pequenos da melhor forma possível. Deixo aqui algumas sugestões para a ACOLHIDA aos nossos pequenos aprendentes do 1º ano.



    1ª sugestão-  CRACHÁS. O uso de crachás com o nome das crianças é muito importante para que o professor identifique seus alunos nos primeiros dias de aula, são muito utilizados na Educação Infantil, mas o crachá pode ser utilizado no 1º ano para várias atividades de sondagem, além de auxiliar a identificação.

    • Espalhar os crachás na mesa e pedir que uma criança de cada vez encontre o crachá com seu nome. Pode ser utilizada uma música para chamar as crianças.

    Objetivo: O professor poderá perceber quais os alunos que já identificam seu próprio nome. Esta atividade pode ser repetida durante a primeira semana, pois assim poderá alcançar as crianças que faltarem durante este período e servirá como fonte de aprendizado para os que ainda não dominam.

    • Apresentar uma ficha com uma letra do alfabeto e as crianças cujos nomes iniciam com esta letra devem se dirigir até a professora. Formando assim, vários grupos tendo como referência a 1ª letra do nome.



    Objetivo: Perceber quais as crianças que já conseguem fazer esta relação, identificando a letra inicial do nome. Esta atividade pode ser repetida ao longo da primeira semana aumentando o grau de dificuldade, por exemplo, sem mostrar a ficha apresentar oralmente a letra desejada. 
    • Distribuir letras móveis para que as crianças escrevam seus nomes com o apoio do crachá. Depois de feitas intervenções necessárias a atividade pode ser repetida, mas sem o apoio do crachá.

    Objetivos: Identificar as crianças que conseguem escrever seu nome com e sem apoio, organizando corretamente as letras da esquerda para a direita, na posição correta.

    • Utilizando cartões com números de 1 a 9. Realizar a mesma atividade anterior sendo que desta vez as crianças se deslocarão pelo números de letras do nome. Pode ser explorado também nomes maiores/menores, quem tem mais ou menos letras. 

     
    Objetivos: Identificar as crianças que conseguem fazer a relação símbolo/quantidade e comparação entre quantidades.  


     Sugestões de crachás.

    http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/02/crachas-criativos.html








    (Sugestões de crachás retiradas da internet)


    ATÉ A PRÓXIMA!







    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

    AVALIAÇÃO E REESCRITA

    Programa gravado pela Multirio sobre Reescrita e Avaliação, comigo e com a minha turma de 1º ano na E. M. Olegário Mariano. Exibido no dia 7 de novembro de 2017.

    domingo, 26 de novembro de 2017

    Cinco anos de Troféu Rioeduca

    Há cinco anos meu blog ganhou o Troféu Rioeduca 2012






    Em 2009 quando criei este blog não imaginei que ele me proporcionaria tantos momentos especiais. 

    OBRIGADA A TODOS QUE DE ALGUMA FORMA FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA! 

    domingo, 30 de abril de 2017

    AS VOGAIS- LETRA A. ABELHA

    Continuando nosso trabalho com as letras desta vez vamos trabalhar com a letra A de ABELHA

    Como sempre iniciamos pelo nosso Blocão. 

    Ritmo da música "Pai Francisco"

    Interagindo com o blocão.


    As crianças podem pintar a letrinha A no blocão.
    Podem contar, quantas letras encontraram.


    Sugestões de histórias 





    Sugestões de vídeos










    Sugestões de atividades













    Brincando com o aviãozinho de papel
    Mesmo que o destaque seja a abelha, isso não impede a ampliação do vocabulário da criança, trabalhando com o avião.



    O professor faz um aviãozinho de papel que é passado de mão em mão 
    pelas crianças, depois de falarem  o seguinte versinho.

    "Voa, voa aviãozinho
    vai voando pelo ar
    vai levando a letra A
    uma palavra vou falar..."

    A criança fala uma palavra iniciada com a letra A e passa para o colega, o professor pode fazer uma lista no quadro com estas palavras.


    As crianças podem fazer também aviões de papel, 
    colorir e brincar com eles.



    Até a próxima!