Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ECONOMIZANDO ÁGUA!

Deixo aqui uma sequência didática com atividades que podemos utilizar com crianças do 1º e 2º ano, sobre economizar água.

Estamos passando por uma crise no abastecimento de água e nossas crianças podem participar ativamente desta campanha!

1º- momento- Vamos cantar!
Sugestão: A Água (Cristina Mel)

        A Água

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear

  • Sugestão: Faça um cartaz em um blocão com o texto da música.
  • Sugestão: Conversar sobre a importância da água na nossa vida.


2º- momento- No Cantinho da Leitura.

Deixo aqui uma sugestão de história sobre economizar água.




Á história "O camelo, o burro e a água.", fala sobre dois animais que tinham atitudes diferentes, quanto a utilização da água no seu dia a dia.
  • É um livro de imagens, o que facilita a exploração pelo professor.
  • Deixar que as crianças falem o que sabem sobre a falta de água que estamos vivendo no Brasil.
3º- momento- É hora de registrar!

Sugestões de atividades que podem ser trabalhadas:













4º- momento- É hora de compartilhar.
  • Professor você pode imprimir alguns cartazes e colocar na sala;
  • ou utilizar estes como exemplo de cartazes que eles mesmos podem produzir para colocar no mural ou corredores.



5º- momento- Colocando em prática.


Agora cada um poderá produzir desenhos ou textos, com ilustrações, relatando o que tem feito para economizar água.

  • Sugestão: Pode surgir daí um livro coletivo com o relato de cada um, seja através de desenhos ou escrita, dependerá do estágio em que  cada criança se encontra.
ATÉ A PRÓXIMA!!!









quarta-feira, 29 de outubro de 2014

sábado, 27 de setembro de 2014

O DIA DA ÁRVORE!

No dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore.

Decidimos comemorar este dia com a nossa árvore da sala.

Providenciamos um bolo.

Escrevemos cartões que enfeitaram a toalha do bolo.

Enchemos balões e finalmente a festa ficou pronta.


Cantamos "Parabéns" para nossa árvore.

Ao final da festa ela ficou assim, 
toda enfeitada com nossos cartões.

Ouvimos a história "A Árvore Generosa"

Fizemos dedoches de árvores e saímos felizes,
em comemorar um dia tão especial.








quinta-feira, 31 de julho de 2014

CHEGAMOS A 300.000 ACESSOS!

Obrigada a todos que nos visitaram e por isso chegamos aos 300.000 acessos.

MUITO OBRIGADA!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa do Mundo Brasil 2014.

Eles ficaram tão lindos que resolvi colocar fotos deles, só para "babar"! Tia Coruja! 
TURMA 1103

TURMA 1504 

É HORA DE TORCER! RUMO O HEXA BRASIL!

domingo, 18 de maio de 2014

Trabalhando a oralidade.

É muito importante trabalhar a oralidade das crianças, principalmente nas séries iniciais.

                                            Aluna do 1º ano fazendo a recontagem da história 
                                                   Cabe na Mala de Ana Maria Machado


domingo, 4 de maio de 2014

Meu Novo Cantinho da Leitura.

Acredito que o Cantinho da Leitura deve ser o lugar mais 
bonito e agradável da Sala de Aula.
E.M.Olegário Mariano RJ.

Para que a criança possa associar a Leitura ao Prazer!