Acredito que o Cantinho da Leitura deve ser o lugar mais
Páginas
Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
domingo, 4 de maio de 2014
domingo, 6 de abril de 2014
Cantinho da Leitura.
Por que ouvir histórias no Cantinho da Leitura?
Existem vários motivos, vou destacar alguns.
1º motivo- devido a proximidade o professor consegue prender
com mais eficácia a tenção da turma.
2º motivo- a turma se movimenta saindo de seus lugares,
indo para um ambiente diferente na sala de aula
3º motivo- a proximidade entre os alunos, promove interação,
durante este momento.
4º motivo- permite que os alunos participem mais
ativamente deste momento.
5º Motivo- eles associam aquele lugar com o ouvir histórias,
que até mesmo quando é um colega que lê eles participam.
"CANTINHO DA LEITURA LUGAR DE PRAZER."
domingo, 16 de março de 2014
Dia da Poesia
Dia 14 de Março DIA DA POESIA e para comemorar vou colocar um vídeo da minha antiga turma de 2º ano falando um poema de Vinicius de Moraes.
As Borboletas/turma 1201
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
ESTAMOS CRESCENDO!
É muito importante trabalhar com os alunos em sala de aula o crescimento dentro do trabalho com a identidade.Principalmente com alunos do 1º ano.
Deixo aqui algumas sugestões.
1ª Sugestão- Deixar que as crianças meçam umas as outras, com seu auxílio claro.
2ª Sugestão- Medir no mínimo duas vezes durante o ano, para que elas acompanhem o crescimento.
3ª Sugestão- Utilizar as anotações em atividades, tais como: Qual é o maior ou menor?Quem tem o mesmo tamanho?...
4ª Sugestão- Anotar no próprio cartaz as medidas de cada um.
As opções são inúmeras e você pode criar seu próprio cartaz.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
RESULTADO DO SORTEIO DE NATAL!
Parabéns às ganhadoras!!!
As premiadas foram!
Nº 29- Alzenira - Ceará
Nº 48- Lourdes Câmara- RJ
Nº 15- Andréa Caju- RJ
Aguardem contato por e-mail.
Sorteio realizado pelo site sorteador.com
sábado, 7 de dezembro de 2013
GANHE ESTE CD DE NATAL!
Você quer ganhar este CD? Participe da nossa promoção votando no link da barra lateral e participe!
Este projeto trabalha a alfabetização através dos vegetais e
ainda estimula as crianças valorizarem os vegetais na alimentação.
sábado, 30 de novembro de 2013
A RECUPERAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO.
Muitas vezes nos sentimos inseguras sobre como trabalhar atividades de recuperação na Alfabetização.
Algumas vezes achamos que se nosso aluno não sentar para escrever ele não aprenderá.
Chegamos a pensar que não podemos perder tempo com brincadeiras, porque nosso tempo é curto.
Estes questionamentos vêm a nossa cabeça, porque estamos preocupados com nossos alunos.
Nossas dica de hoje:
- Não pense que estes momentos são perda de tempo, pois enquanto eles brincam tentando solucionar os desafios propostos por nós, eles estão aprendendo.
- Quando eles podem tocar nas letras, manuseá-las como o alfabeto móvel, eles estão aprendendo.
- Quando propomos desafios com as fichas de palavras e eles precisam identificá-las, eles estão aprendendo.
- "Mas eles não vão escrever?" Claro que vão, e uma sugestão é utilizar as mesmas palavras trabalhadas nas atividades anteriores.
Alfabeto Móvel na recuperação.
- Coloque desenhos no quadro e deixe que eles tentem escrever sozinhos o nome dos desenhos, procure estar junto com eles para ir solucionando possíveis dúvidas. Neste momento nosso papel de mediador é fundamental.
- O trabalho em grupo também é muito importante, é possível ir colocando um desenho de cada vez, e depois das intervenções, colocar o desenho seguinte.
Fichas de palavras na recuperação.
- Confeccione fichas de palavras com letras grandes coladas em cartolina, no verso de algumas coloque a imagem referente aquela palavra.
- São inúmeras as possibilidades de atividades utilizando estas fichas.
- Entregue uma ficha para cada aluno e eles terão que descobrir o que está escrito na sua ficha(verso sem imagem).
- Utilizando a ficha com imagem mostre a imagem e deixe que eles falem o nome do desenho e depois faça perguntas sobre este nome. (qual a primeira letra? Qual a última? Quem consegue soletrar? Quantas sílabas? Quais as vogais?...) Só depois de explorar bastante, mostre o lado da palavra e confirme todas as perguntas anteriores.
Placas de letras na recuperação.
- Escrever uma palavra no quadro e deixar que eles tentem escrevê-la com as fichas.
- Sem escrever no quadro pedir que escrevam com as letras a palavra ditada por você.
- pedir que se organizem e escrevam uma palavra escolhida por eles com as letras das placas, a todo momento podemos estar agindo como mediadores.
Fichas de palavras
- Neste caso as fichas de palavras são confeccionadas por eles com letras de revistas ou xerox de letras entregues por você com as possibilidades que você deseja trabalhar.
- Estas fichas são levadas para casa e a imagem no verso é feita com desenhos produzidos por eles(ela também deve ser reforçada com cartolina como as fichas anteriores).
- Neste caso eles, com certeza, irão reproduzir em casa para a família todo o procedimento realizado por você em sala.
Esta são apenas algumas dicas para auxiliar nosso trabalho neste período tão importante. Estas atividades devem ser trabalhadas antes da parte escrita, pois ela será muito mais proveitosa.
Até a próxima!
Assinar:
Postagens (Atom)

















