Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 17 de novembro de 2013

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Esta é uma boa oportunidade para trabalharmos com nossos alunos a importância dos negros na formação da nossa cultura.


Deixo aqui uma ótima sugestão de leitura para mostrar a importância dos negros e 
de todos os povos que juntos formaram o povo brasileiro.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de semana da Consciência Negra.

Mais uma sugestão de leitura, onde Lelê começa a reconhecer 
a beleza de seus cabelos enrolados.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Esse livro já é considerado um clássico, onde é destacada a beleza da cor negra.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente as crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do   auto-preconceito, ou seja, da inferiorização diante da sociedade.


Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


O Dia é comemorado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos dias.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES.








Até a próxima!












sexta-feira, 15 de novembro de 2013

100 anos de Vinícius de Moares

Depois de trabalharmos a poesia As Borboletas de
 Vinicius de Moraes.
 Vejam o móbile em nossa sala.

Preparando as borboletas


Chegou a hora da poesia!



            As Borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas

Borboletas azuis
Gostam muito de luz

As amarelinhas 
São tão bonitinhas

E as pretas então...
Oh, que escuridão!

Assistimos o vídeo da música A CASA e cantamos muito!!


Fizemos nossas casinhas


Montamos o quebra-cabeça da ARCA DE NOÉ.


Assim comemoramos os 100 de 
Vinícius de Moraes na turma 1201.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

PROMOÇÃO DE NATAL

Participe da nossa promoção de Natal e ganhe um CD 
 "Projetos volume 2. Viva a vida com os vegetais."
Sorteio dia 25/12/13

PARTICIPE!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atividades com C. CAVALO

Continuando com as sugestões sobre o trabalho de alfabetização com animais. Vamos trabalhar agora com o CAVALO.

Blocão com a poesia do Sérgio Caparelli

Desta vez o tipo de texto é a poesia, onde podemos
 trabalhar as rimas, versos, estrofes.

Fazer cabeça de cavalo e pedir as crianças que tragam cabos de vassoura e ao final 
da semana podem brincar com a poesia

Outra sugestão é a utilização de placas com letras, onde as crianças podem trabalhar em grupo para tentar escrever 
a palavra da semana.

Atividade realizada para trabalhar
a orientação espacial e o trabalho em grupo.

Trabalhar com histórias é fundamental, por isso vamos 
deixar aqui uma lista de sugestões de histórias.

 
Histórias "O Potrinho Percival" e "Meu Reino por um cavalo"

Deixo agora algumas atividades que podem ser utilizadas durante esta semana.












segunda-feira, 7 de outubro de 2013

RESULTADO DO NOSSO SORTEIO

CHEGOU O GRANDE DIA!


As vencedoras do nosso concurso foram.

ANA LÚCIA 
Número sorteado 56
Votou dia 24/09/13

BEATRIZ PAULISTANA 
Número sorteado 29
Votou dia 01/08/13


ALESSANDRA KELLY 
Número sorteado 33
Votou dia 02/08/13

Aguardem que estarei entrando em contato.

RESULTADO DA NOSSA ENQUETE.
Pergunta:
* O que mais te interessa neste blog?
32% Sugestões de atividades
25% Projetos pedagógicos
19% Atividades práticas
13% Dicas
11% Página de jogos

Obrigada a todos que participaram!


domingo, 29 de setembro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS


Este mês comemoramos o Dia das Crianças, por isso decidi fazer uma postagem especial.



Acredito que a escola pode ser um lugar onde se aprende brincando.


A criança pode sentir prazer em aprender.



Na escola a criança aprende lições que podem servir para a vida toda.


Façamos da escola um lugar especial de aprendizagem!



Seguem algumas sugestões de atividades para a semana das crianças.

Seguda-feira - É uma boa oportunidade para trabalharmos com jogos.
Quebra-cabeça


Trilha

Terça-feira - Uma boa dica é o trabalho com arte.


Origami (As maçãs- Cezanne)

Girassóis para enfeitar o corredor da escola.

Quarta-feira - Muito legal trabalhar com brinquedos de sucata.
Bilboquê



Quinta-feira - Brincadeiras tradicionais podem ser trazidas para a escola.


Pipa

Bola de gude

Sexta-feira - Que tal fechar a semana com uma gincana na sala.

PARABÉNS CRIANÇAS!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O uso do BLOG na sala de aula.

Minha turma de 4º ano decidiu criar um blog e 
comecei a ajudá-los.


Iniciamos escolhendo um nome para o blog e que páginas colocaríamos nele.
NAVEGANDO COM A TURMA 1404
http://turma1404emom2013.blogspot.com.br/

Que benefícios este trabalho tem trazido para minha turma?

  • O primeiro benefício foi o trabalho em equipe.
A  turma foi dividida em 4 grupos de 10 alunos.
Desta forma eles aprendem a trabalhar em equipe dividindo tarefas.


  • Segundo benefício é o fato de escreverem sem perceber.

Para cada postagem eles precisam carregar todas as páginas.

Quando sugerem um livro para a página " Dica de Leitura" o aluno que indicou tem que ler o livro e fazer um resumo.



Para a página "Entrevistas" precisam escolher o assunto, organizar as perguntas, escolher quem pode ser entrevistado e saírem para realizar a entrevista.

  • Terceiro benefício é o trabalhar com autonomia.
Cada grupo é responsável pelo blog durante uma semana, as reuniões são dentro do horário do recreio (15min).


  • Criaram um convite para distribuir aos amigos e as pessoas que contribuem com o blog.
Cartaz de boas vindas para o blog.
  • Os benefícios são inúmeros, eles estão mais atentos a tudo o que acontece na escola, aos assuntos que estão em evidência para se tornarem assuntos do blog,animados a  estudar utilizando o blog na página "Estudando"...
O blog atingiu 1000 acessos em um mês, o que elevou a autoestima e estimulou a continuidade do trabalho.

Quando iniciei este trabalho não imaginei que os resultados seriam tão positivos. Estou muito orgulhosa dos meus alunos.