Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O uso do BLOG na sala de aula.

Minha turma de 4º ano decidiu criar um blog e 
comecei a ajudá-los.


Iniciamos escolhendo um nome para o blog e que páginas colocaríamos nele.
NAVEGANDO COM A TURMA 1404
http://turma1404emom2013.blogspot.com.br/

Que benefícios este trabalho tem trazido para minha turma?

  • O primeiro benefício foi o trabalho em equipe.
A  turma foi dividida em 4 grupos de 10 alunos.
Desta forma eles aprendem a trabalhar em equipe dividindo tarefas.


  • Segundo benefício é o fato de escreverem sem perceber.

Para cada postagem eles precisam carregar todas as páginas.

Quando sugerem um livro para a página " Dica de Leitura" o aluno que indicou tem que ler o livro e fazer um resumo.



Para a página "Entrevistas" precisam escolher o assunto, organizar as perguntas, escolher quem pode ser entrevistado e saírem para realizar a entrevista.

  • Terceiro benefício é o trabalhar com autonomia.
Cada grupo é responsável pelo blog durante uma semana, as reuniões são dentro do horário do recreio (15min).


  • Criaram um convite para distribuir aos amigos e as pessoas que contribuem com o blog.
Cartaz de boas vindas para o blog.
  • Os benefícios são inúmeros, eles estão mais atentos a tudo o que acontece na escola, aos assuntos que estão em evidência para se tornarem assuntos do blog,animados a  estudar utilizando o blog na página "Estudando"...
O blog atingiu 1000 acessos em um mês, o que elevou a autoestima e estimulou a continuidade do trabalho.

Quando iniciei este trabalho não imaginei que os resultados seriam tão positivos. Estou muito orgulhosa dos meus alunos.




domingo, 18 de agosto de 2013

O FOLCLORE BRASILEIRO

Seguem algumas sugestões para trabalharmos o Folclore Brasileiro 

ÁLBUM DE FIGURINHAS





Você pode trabalhar este lindo álbum de figurinhas do Folclore
 de várias maneiras. 
Deixo aqui uma sugestão.

  • Imprimir o álbum em papel colorido.
  • Imprimir a folha de figurinhas em papel branco.
  • Deixar as crianças colorirem as figurinhas.
  • Confeccionar saquinhos e escrever o nome de cada criança
  • Recortar as figurinhas e colocar nos saquinhos.
  • Guardar os saquinhos e entregar aos poucos as figurinhas, conforme for trabalhando os temas.
  •  Assim eles terão a emoção de irem preenchendo os álbuns.
                 Até a próxima!










quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Participe da nossa promoção e ganhe um CD com um projeto prontinho para ser utilizado com seus alunos.


Para participar basta votar no quadro ao lado
e você poderá ganhar este CD.
Sorteio Dia 07/10/13


O aniversário é nosso 
mas quem ganha o presente é você!


domingo, 14 de julho de 2013

Atividades com S. SAPO

Continuando com nossas sugestões para o trabalho com as letras do alfabeto através dos animais desta vez nosso animalzinho é o SAPO.
Nosso blocão de canções está presente novamente.
O texto da música foi utilizado para marcar o espaço entre as palavras.

Nosso mural das novidades está em destaque o sapo.

Trabalhar as características do sapo, que é um anfíbio.

Falar sobre a metamorfose do sapo é muito interessante.

As histórias não podem ser deixadas de lado, seguem 
sugestões de histórias.

Este tem imagens que saltam das histórias, as crianças adoram.



Um é a continuação do outro.


Sugestões de vídeos.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

SAPO CURURU

O SAPO NA LAGOA

As histórias nunca devem ficar de fora de nenhum planejamento de alfabetização, 
o professor alfabetizador além de alfabetizar tem o dever de formar leitores.

Brincarem com seus chapeuzinhos de sapo e um fantoche de sapo

Sapinhos com semicírculos. 

Outras sugestões.





Agora algumas atividades com S de sapo.











Até a próxima!










domingo, 16 de junho de 2013

Utilizando o Dicionário na Turma de 2º ano

A utilização do dicionário é importantíssima para os alunos
 de qualquer idade.

Depois de aprendermos a importância e a utilidade da ordem alfabética,
em duplas escolheram um dicionário.

Cada dupla deveria encontrar a palavra escrita no quadro pela professora.

A primeira dupla a encontrar a palavra poderia ir até a frente da turma 
e ler para os colegas.

Depois de brincarmos com várias palavras fizemos uma lista
com nomes de animais na ordem alfabética.

Cada um escolheu um animal e assim começamos a criar 
um dicionário da turma.

Modelo de Atividades.







É importante que seja dada às crianças a oportunidade de compreender qual a utilidade fora da escola,
do que se aprende dentro da escola.
 Até a próxima!