Obrigada a todos que acessam este blog.
Páginas
Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
domingo, 23 de junho de 2013
domingo, 16 de junho de 2013
Utilizando o Dicionário na Turma de 2º ano
A utilização do dicionário é importantíssima para os alunos
de qualquer idade.
Depois de aprendermos a importância e a utilidade da ordem alfabética,
em duplas escolheram um dicionário.
Cada dupla deveria encontrar a palavra escrita no quadro pela professora.
A primeira dupla a encontrar a palavra poderia ir até a frente da turma
e ler para os colegas.
Depois de brincarmos com várias palavras fizemos uma lista
com nomes de animais na ordem alfabética.
Cada um escolheu um animal e assim começamos a criar
um dicionário da turma.
Modelo de Atividades.
É importante que seja dada às crianças a oportunidade de compreender qual a utilidade fora da escola,
do que se aprende dentro da escola.
Até a próxima!
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Projeto: O Prazer de Ler!
Na turma 1404 da Escola Municipal Olegário Mariano
a Leitura tem lugar de destaque.
Fizemos uma eleição para escolhermos um novo nome
para o nosso Cantinho da Leitura
O nome escolhido foi "Lugar de Leitura"
Selecionamos 36 livros na Sala de Leitura que serão
lidos por nossa turma durante este período.
Duas vezes por semana escolhemos o livro que levaremos
para ler em casa.
Na volta passamos por uma entrevista com a professora,
onde falamos sobre nossa leitura.
Depois vamos ao nosso cartaz e marcamos nossa
opinião sobre o livro se gostei ou não da história.
Na nossa turma lemos uns para os outros.
Produzimos nossos livros.
No nosso Lugar de Leitura tem uma caixa com livros produzidos pela turma.
Qualquer momento livre é oportunidade de pegarmos
um livro no nosso Lugar de Leitura.
Estamos preparando Resenhas sobre alguns livros lidos.
Aguardem!
"O Verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê"
Mário Quintana
domingo, 12 de maio de 2013
Atividades com V. VACA
Como já foi dito, é fundamental que a palavra a ser trabalhada
seja contextualizada.
Aqui o texto é uma brincadeira engraçada!
Uma ótima sugestão é o texto do Sérgio Caparelli "Vaca Amarela"
Que além de trabalhar a palavra vaca, podemos trabalhar rimas, estrofes e versos, já que o texto é uma poesia.
Mais uma sugestão é trabalhar os derivados do leite de vaca.
Aqui depois de descobrirmos os derivados comemos um queijinho
delicioso e brincamos com nosso fantoche de vaca.
Algumas sugestões de leitura!
A Literatura infantil não deve faltar!
Sugestões de atividades.
Até a próxima!
sábado, 27 de abril de 2013
Dia do Trabalho
Valorizar o trabalho parece desnecessário, mas não é, pois precisamos orientar nossos alunos contra a ideia de "dinheiro fácil". Deixo aqui, um poema, sugestões
de atividades e de leitura.
Guarda de Trânsito
É preciso que elas percebam que todas as profissões
são importantes.
Astronauta
E que todo trabalho é digno!
Músico
Deixo aqui um poema "As Profissões" de Nelson Costa.
AS PROFISSÕES
-Sou lavrador-cavo a terra
Para depois semear.
-Eu, pescador, passo a vida
Na canoa sobre o mar.
- Mitigo as dores da vida
Sou solicita enfermeira
-Eu sou mecânico perito,
Não sei de melhor carreira.
-Operário, desde cedo,
Que começa o meu labor.
-Nos incêndios, o bombeiro,
Revela o grande valor.
-Eu sou médico excelente,
Tenho curas assombrosas.
-Na cozinha, ao fogo ardente,
Faço comidas gostosas.
-Comerciante zeloso.
Não me afasto do balcão.
-Eu sou modista afamada,
Pois coso com perfeição.
-Sacerdote caridoso,
Eu trabalho pela cruz.
-Aprendiz de carpinteiro,
Eu sou o que foi Jesus.
Toda profissão é nobre
Exercida com carinho,
Só o homem preguiçoso
Acha o trabalho mesquinho.
( Nelson Costa)
Sugestões de atividades.
Sugestões de Leitura
Até a próxima!
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Tabuadas
Modelos de tabuadas para imprimir e colocar na sala
de aula como apoio para os alunos.
O ambiente da sala de aula deve ter apoio para os alunos,
murais que além de bonitos sejam funcionais
Fica a dica!
Assinar:
Postagens (Atom)























.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





.jpg)






.jpg)








