Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 20 de abril de 2013

ALFABETO-Alfabetizando com os animais

Passei a utilizar os animais na alfabetização depois de ouvir em uma reportagem, os benefícios que a visita de animais faz as crianças internadas.


Esta estratégia traz alegria e as crianças se sentem muito motivadas.


Através dos animais podemos trabalhar todo o processo de alfabetização.


E através deles podemos trabalhar as várias áreas do conhecimento.

Derivados do leite (vaca)

Vou deixar  uma sugestão de alfabeto com animais. Basta clicar nos links.
*Trabalhando os Encontros Vocálicos.
A a- Abelha
B c- Baleia
C c- Cavalo
D d- Dinossauro
E e- Elefante
F f- Foca
G g- Gato
H h- Hipopótamo
Ii- Iguana
J j- Jacaré
L l- Leão
M m- Macaco
N n- Naja
O o- Ovelha
P p- Pato
Q q- Esquilo
R r- Rato
S s- Sapo
T t- Tatu
U u- Urubu
V v- Vaca
X x- Peixe
Z z- Zebra 

AGUARDEM  AS PRÓXIMAS LETRAS!

Atividades com o alfabeto.












Estarei postando mais roteiros de atividades realizadas com os animais utilizando cada uma das letras do alfabeto, acima segue o link das atividades com o peixe (x) e o pato (p).

Busque o melhor caminho para alcançar seus objetivos.


















quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atividades sobre o Dia do Livro Infantil

Dia 18 de abril é o Dia do Livro Infantil em comemoração ao aniversário do escritor brasileiro
 MONTEIRO LOBATO


Criador do SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Deixo agora algumas sugestões de atividades.





Estimule a leitura em sala de aula este é o maior presente que um professor pode dar a seus alunos.




segunda-feira, 15 de abril de 2013

Atividades com números pares e ímpares

Segue aqui algumas sugestões de atividades com números pares e ímpares, pois muitas vezes nos faltam atividades para reforçar o trabalho realizado.


Até a próxima!


domingo, 14 de abril de 2013

Aprendendo horas exatas.

Aprender a ver as horas é muito complicado para as crianças, 
por isso é necessário trabalhar com material concreto.
É importante ter um calendário na sala.

Ter um relógio na sala também é importante.

A janelinha do tempo também não pode faltar.

E um local para os aniversariantes do mês

NA PRÁTICA:
O ideal é começar com uma história. Segue a sugestão de um livro.
Texto e imagem Guto Lins.

Utilizar um globo terrestre para explicar como surgem 
o Dia e a Noite.

Ter um globo terrestre na sala é importante.

Calendário para que os alunos completem durante o mês

Podemos também utilizar um relógio de brinquedo para que os alunos possam participar registrando a hora ditada pelo professor.

Aluno utilizando o relógio de brinquedo

Outra sugestão importante é confeccionar reloginhos para a turma com ponteiros, podem ser realizadas várias atividades utilizando o reloginho.

Os alunos utilizando os reloginhos.

Molde do reloginho, é necessário colar na cartolina e utilizar bailarinas para prender os ponteiros.


O ideal é utilizar horas exatas para iniciar.


Ditado de horas também é muito interessante e as crianças adoram.



Sugestões de atividades com horas exatas.



Aprender as horas assim é muito mais divertido!


Até a próxima!












domingo, 31 de março de 2013

10ª Dica- Os Passeios

Quando falo aqui em passeios não me refiro a passeios a pontos turísticos, museus, etc.
Passeio aqui se refere a aulas-passeio que são simples, mas importantíssimas!

"Educar não é uma fórmula de escola, mas 
uma obra de vida"

Depois de estudar o texto " A Pipa" aprendemos a fazer pipas
e fomos soltar no quintal da escola.

"Lutar pelo advento de uma sociedade na qual a criança possa desenvolver-se integralmente, o mais humana e harmoniosamente possível, criar o clima favorável ao seu desabrochar, que desejamos e preparamos, é um dos primeiros deveres pedagógicos". 

Depois de trabalhar sobre brincadeiras no Folclore saímos para 
brincar de bola-de-gude, aqui os alunos ensinam a quem não sabe.

"Queremos atividades escolares vivas, associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de dinamismo e de proveito pedagógico". 

Observando o lixo jogado pelas ruas ao redor da escola.

   Estas citações de Célestin Freinet  nos fazem  refletir sobre a importância de mostrarmos para nossos alunos, que a aprendizagem pode ir além das paredes da nossa sala de aula.

*Vou deixar aqui 5 sugestões de atividades que podemos realizar fora da sala de aula, ampliando nosso espaço de aprendizagem. 

1ª- Ao trabalhar com vegetais podemos recolher folhas no quintal da escola.

Recolhendo folhas no quintal da escola para atividade de ciências.

Veja mais detalhes aqui


2ª- O momento de contar uma história pode se tornar muito mais agradável se for em um lugar diferente.

Ouvindo história embaixo de uma árvore no quintal da escola.
Este momento já é agradável e pode ser mais ainda!

3ª- Explorar o entorno da escola pode ser muito agradável e valioso para   a  aprendizagem, podemos  explorar  este  espaço  de  várias formas. Aqui fomos   observar como  estavam as calçadas perto da escola percebemos muito lixo no chão.

Comprovar na prática o que estudamos na sala de aula.
(trabalhando Meio Ambiente)

4ª- Entrevistar outros colegas ou funcionários também é uma boa dica, pois se quiser montar um gráfico/tabela leve seus alunos a coletar os dados dentro da própria escola, podem utilizar questionários ou um gravador.
Entrevista sobre a Dengue para montar um gráfico sobre a epidemia.
(utilizando gravador)

5ª- explorar o ambiente externo da escola é uma atividade que pode parecer insignificante para nós, mas é muito preciosa para nossos alunos, basta uma visita a Sala de Informática, a Sala de Leitura ou observar uma árvore no dia da Árvore. 

Dia da Árvore, observar as características dela.


Precisamos ampliar os limites de nossa sala de aula, deixar 
que nossos alunos percebam que nossa sala de aula, 
pode ser bem maior do que eles imaginam.


Esta foi nossa última Dica desta série, espero 
que elas sejam úteis a todos que acessarem este blog.




domingo, 24 de março de 2013

9ª Dica- Os Projetos

A importância de trabalhar por Projetos.

Projeto Fábulas Fabulosas

"Trabalhar por projetos, costuma ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem."


Projeto Pare, pense e siga em frente!

"A cooperação, nesse caso, dirige-se para a resolução de problemas e se cria a transdisciplinaridade pela construção de um novo modelo de aproximação da realidade do fenômeno que é objeto de estudo."


Projeto Lendo Ruth Rocha

"Nos projetos, por princípio, trata-se de enfrentar a complexidade, abrindo portas que expandam o desejo dos alunos por seguir aprendendo ao longo de sua vida. Nessa expansão do conhecimento, cada um dos alunos pode ter um lugar." 
Projeto Asa de papel. (Lendo livros de receitas).

"...formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para aprender toda a vida..."


Projeto Xô Dengue!

"É preciso haver avaliação em vários momentos. Avaliação Inicial. Para detectar o conhecimento que os alunos já possuem. Avaliação Formativa Para ajudar os alunos a progredirem no caminho do conhecimento e Avaliação Recapitulativa. Permite reconhecer se os alunos alcançaram os resultados esperados."


NA PRÁTICA

* Aqui deixarei algumas sugestões para que você possa criar seu próprio Projeto de trabalho

1ª- Acredito que um projeto tenha que partir da turma, por isso quando inicio um ano aguardo que as situações cotidianas da turma nos direcionem para o projeto a ser trabalhado.
Devido ao elevado número de alunos da turma que 
contraíram dengue nasceu o Projeto Xô Dengue!

2ª- Registre tudo que acontecer que for relacionado ao projeto. Costumo criar um diário do projeto para fazer estes registros.


 Diário do Projeto Xô Dengue e Fábulas Fabulosas


-3ª- Uma dúvida frequente é a forma de trabalhar o projeto, não é necessário trabalhá-lo diariamente, especifique dias para que seja trabalhado, pois sabemos que nem todos os conteúdos que necessitamos podem ser relacionados ao projeto, mas procure integrar o máximo que puder.

Trabalhamos a multiplicação através do reflorestamento 
no Projeto Viva a vida com os vegetais

4ª- Depois que decidir o projeto a ser trabalhado o primeiro passo é procurar saber o que os alunos sabem sobre o assunto, e então, recolha o maior número possível de material sobre o assunto, estimule os alunos a pesquisarem também.

Parte do material do projeto Asa de Papel.

5ª- Não torne sua turma como uma ilha dentro da escola, mesmo que você esteja trabalhando um projeto para solucionar questões específicas da turma, o professor deve envolver a turma no que está acontecendo na escola.

Todo material produzido durante o Projeto Asa de Papel 
foi utilizado na Feira Cultural da escola.


O trabalho por Projetos permite que os alunos sejam participantes ativos de todo o processo e até os responsáveis se envolvem, aproximando assim, a escola da família. É trabalhoso, mas é muito gratificante e estimulante.

Gostaria de deixar como sugestão de leitura de dois livros. O primeiro de
 Fernando Hernandez "Transgressão e mudança na educação. Os Projetos de trabalho"
e o segundo de Paty Fonte "Projetos Pedagógicos Dinâmicos."


As citações desta postagem são do Fernando Hernandéz

Nossa próxima e última dica desta série será Os Passeios
(Data da postagem dia 30/03/13)