Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5ª Dica- As Mídias

"O termo mídia deriva do idioma inglês 'média', significando o conjunto de meios de comunicação e informação utilizados na chamada sociedade do conhecimento."

Visita a Sala de Informática (E.M.Olegário Mariano)


"Entendemos que a discussão sobre as mídias, suas respectivas linguagens, seus usos e funções e suas implicações, bem como o contexto social do qual emergem e em que se desenvolvem, estão dentro da escola, porque, entre outras razões, também estão fora dela, nas ruas e salas de estar, no imaginário das pessoas, dos nossos alunos e professores."

Passeio ao cinema (Turma 3º ano)

"Seja para entreter, informar ou educar, as diferentes mídias estão inegavelmente presentes em nosso cotidiano, nos afetando direta e/ou indiretamente, num complexo contexto que se configura com elas a partir delas."

Filme na Televisão (Turma 1º ano)

"Desse  modo, em vez de se situar entre rejeitar ou negar a presença da mídia na escola, é preciso discuti-la e aprender a lidar com ela no contexto do projeto político pedagógico." 

Jogos interativos na televisão. DVD (Turma 2º ano)

"A pedagogia de ensino neste novo milênio não se restringe ao livro, ao caderno e ao saber do professor, abrindo, assim perspectivas para outras maneiras de aprender e de ensinar."

Conhecendo o jornal (Turma 2º ano)

"O uso de diversas mídias (computador, televisão, livros, jornais...) possibilita ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação."

Lendo gibis. (Turma 3º ano)

NA PRÁTICA


* Quando falamos em mídias passa em nossa cabeça todas as dificuldades que muitas vezes enfrentamos, mas os ganhos que o trabalho com elas podem trazer são inumeráveis. Deixo aqui 5 sugestões práticas.

1ª- Depois de produzirem um texto (aqui no caso fizeram versos em duplas), passaram pela correção junto com a professora, ainda em duplas digitaram seus versos.

Notebook da professora, por isso ia uma dupla de cada vez.

2ª- Depois de trabalhar sobre um assunto (aqui foi a água), os alunos podem jogar no computador com CDs de jogos. Utilizando apenas um ou dois computadores, em duplas cada um pode brincar com os jogos (Seres do fundo do mar).

Com dois notebooks na sala de aula foi estabelecido um tempo para cada dupla.

3ª- Podemos trabalhar com a televisão em casa. Exemplos: pedir que assistam no jornal a previsão do tempo (se estiver trabalhando sobre clima, estações...), pedir que assistam notícias de telejornais e escolham uma notícia que lhe chame atenção e anotem (se estiver trabalhando meios de comunicação...).

Registrando notícias de telejornais

4ª- Histórias  em quadrinhos podem ser trabalhadas na sala de aula de várias maneiras, com gibis de papel, projetadas e produzidas pelas crianças em sites específicos. Esta é uma forma de expandir um tema dentro de várias possibilidades. 
Lendo gibis

Crie e leia Histórias em Quadrinhos (HQ) com a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali
HQ projetada para a turma.Crie e leia Histórias em Quadrinhos (HQ) com a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali


Criando suas próprias HQs 


5ª- Uma boa dica é a utilização da Educopédia, que é uma plataforma digital da SME do Rio de Janeiro. Mesmo que você não seja do RJ, você poderá entrar como visitante e terá acesso a várias atividades interativas, jogos, biblioteca virtual e aulas que poderão ser de grande ajuda no seu trabalho.

Turma de 1º ano utilizando a Educopédia na sala de informática (E.M.Pará)

Turma de 1º ano utilizando a Educopédia na sala de aula. (E.M.Pará)

Saindo do virtual para o concreto.

Aventura 2 do Pé de Vento(Educopédia) floresta de dinossauros
Novamente do virtual para o concreto (história/bonecos)

Livros produzidos pela turma baseados nas aventuras vividas (Educopédia)
Turma de 1ºano E.M.Pará


Acesse a Educopédia e confira!


Outra dica legal é o Reforço Digital




"Para construir o amanhã, é necessário, a partir da compreensão do ontem, entender e refletir sobre o hoje, o que implica a responsabilidade ética do ser humano como ser da decisão, da ruptura e da opção."
                                                                              Paulo Freire

Textos retirados do livro Multieducação Temas em debate. Mídia e Educação 
e

A Escola Entre Mídias
Leia na internet



Nossa próxima postagem será OS JOGOS
(Data da postagem 22/02/13)












    







domingo, 10 de fevereiro de 2013

4ª Dica- As Histórias

A importância do "Contar Histórias".

"Quando lemos, produzimos sentido, extraímos significados das palavras do autor. As ideias do autor chocam-se com as nossas experiências e criam novas experiências."

Ouvindo histórias na Sala de Leitura (Turma 1º ano)

"Uma aula que se baseie no princípio da narrativa das histórias tende a obter sucesso. Cria-se, a partir de qualquer tema, um conflito, trabalha-se a essência e não os pormenores, simplificando e clareando os conteúdos."

Ouvindo histórias no Cantinho da Leitura. (Turma de 1º ano)


"Na realidade, as histórias deveriam estar no centro do processo e não como complemento. A leitura e a escrita devem ser objetos de prazer."
Explorando livremente o Cantinho da Leitura (Turma 3º ano)

"Cabe aos professores, no início da escolarização, desenvolver ao máximo o contato com a língua escrita e com a oralidade, de tal forma que as crianças ouçam e vejam as formas corretas da língua escrita."

Dramatização da história "A Galinha Ruiva."(Turma 1º ano)

"A imaginação infantil é um instrumento que deveria estar a favor da aprendizagem."

Avental de histórias

NA PRÁTICA

*As crianças precisam ter contato com as histórias, pois elas estimulam a imaginação e o prazer pela leitura. Existem várias formas de se trabalhar com as histórias. Deixo aqui 5 sugestões práticas.

1ª- Tenha um Cantinho da Leitura na sala com vários tipos de livros, para que as crianças possam manusear livremente.

Turma 1ºano

2ª- Deixar que mesmo a criança que ainda não sabe ler, faça uma pseudoleitura para seus colegas. Pois ela recontará a história ouvida com base nas imagens, isto estimula a oralidade. 

História no palquinho. (Turma 1º ano)

História na Roda de Leitura (Turma 1ºano)


3ª- Diversifique o momento e a forma de contar histórias. Sente em círculo, no cantinho, no chão...O importante é que sejam momentos agradáveis.

Deixar que toquem no livro.

4ª- Selecione as histórias com antecedência, leia para embasar sua aula, mas leia também, apenas pelo prazer.


Visite este blog FAZENDO LEITURA

5ª- Dramatizar na sala de aula uns para os outros histórias ouvidas, também é uma ótima forma de estimular a oralidade e a imaginação.

Dramatização da história dos 3 porquinhos.

"Os professores serão os contadores de histórias e o currículo a história a ser contada."
                                       (Kieran)

Textos retirados do livro "Multieducação na sala de aula. Leitura e Escrita.

Nossa próxima dica será sobre AS MÍDIAS
(Data da próxima postagem 14/02/13)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

3ª Dica- OS TEXTOS

A importância da utilização de textos variados em sala de aula.

"O trabalho pedagógico relacionado à leitura precisa, portanto, estar compromissado com o prazer e com a sedução."


"A diversidade de textos e suportes textuais estabelecem, de acordo com sua função social, a necessidade do emprego de diferentes estratégias de leitura."

Alunos manuseando vários livros de receitas.

"A compreensão do perfil de leitor envolve o uso de diferentes modos de ler, adequando-o às suas necessidades, bem como o conhecimento das diferentes linguagens que circulam em sociedade."


NA PRÁTICA

* É importante a utilização de vários tipos de textos, pois as crianças precisam deste contato com variadas tipologias textuais.
       Vou deixar 5 sugestões de atividades práticas.

1ª- Para evitar a poluição visual na sala e não limitar a quantidade de textos expostos, temos como solução o uso do blocão.

Clique no link abaixo:


2ª- Trabalhar poesias com as crianças pode ser prazeroso. Com a poesia da "Vaca Amarela" de Sérgio Caparelli, podemos explorar além das rimas, versos, estrofes, a brincadeira dentro da poesia.



3ª- Ao trabalharmos receitas elas precisam ter sentido, precisamos ter em mente que existem vários tipos de receitas e não apenas receitas culinárias.


4ª- Não podemos esquecer de proporcionar as crianças contato com a leitura não verbal, como a leitura de imagens. 

Livros com histórias sem palavras e livros com obras de arte.

5ª- Dicionários podem ser expostos na sala para que as crianças manuseiem livremente, mesmo no início da alfabetização eles podem ser utilizados pelas crianças.

Uma boa sugestão é a utilização de dicionários ilustrados, porque possuem o apoio da imagem

Essas são apenas algumas sugestões que podem ser adaptadas e aperfeiçoadas.



"Um texto só existe se houver um leitor para lhe dar um significado."
                                                  (Chartier)

Textos retirados do livro: Multieducação na sala de aula. Leitura e Escrita.

Nossa próxima dica será sobre AS HISTÓRIAS
(Data da próxima postagem 10/02/13)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

2ª Dica- A MÚSICA

A importância da Música na sala de aula.

"Um dos resultados de cantar é o uso total da respiração. Enquanto cantamos, a expansão crescente dos músculos do diafragma causa a entrada rápida do ar nos pulmões e sentimos os efeitos da respiração total. Muitos têm a sensação de relaxamento e, ao mesmo tempo de energização. Respiração e vida sempre andaram juntos."
Cantando no palquinho.

"Desde as canções de roda da infância até os concertos requintados de artistas, cantar preenche a necessidade humana de transmitir tanto pensamentos quanto sentimentos numa forma mais completa do que a simples fala."

Música A Linda Rosa Juvenil

"Cantar pode ser um grande companheiro de aprendizagem na socialização, aprendizagem de conceitos e descoberta do mundo. Tanto no ensino das matérias quanto, por exemplo, nos recreios, cantar pode ser um veículo de compreensão, memorização ou expressão de emoções."  

Cantando no palquinho"Show de calouros"

"Além disso, a música promove vínculos nos relacionamentos. Quando cantam juntas enquanto brincam, as crianças compartilham a alegria da descoberta e a amizade de maneira nova."

Cantando com a professora coordenado os gestos da música.

NA PRÁTICA
* Podemos utilizar a Música de várias maneiras e com variados objetivos. Vou deixar aqui 5 sugestões de atividades práticas.

1ª- Selecione algumas canções e utilize-as todos os dias, pois as crianças gostam da repetição, empurre mesas e cadeiras deixe que as crianças se movimentem, crie junto com eles gestos para as canções, faça destes momentos uma rotina nas suas aulas. 


2ª- A Música é muito útil na memorização, além do prazer que ela traz, organize um blocão de canções e trabalhe a letra de músicas, em cada música você pode explorar conteúdos diferentes.


Clique neste link e veja algumas sugestões.


3ª- O "Show de Calouros" é uma ótima sugestão, pois atua em vários aspectos. Confeccione um palquinho com caixote de feira reforçado e forrado com TNT e utilize um microfone de brinquedo. Pronto você tem tudo o que necessita para criar na sua sala momentos inesquecíveis. Chame alguns alunos para serem os calouros, a turma será o auditório e você a apresentadora, cada calouro sobe no palco e canta a música escolhida, que pode ser direcionada pelo(a) professor(a) ou não. 


4ª- Leve instrumentos de brinquedo para a sala e forme sua bandinha com o objetivo de explorar os diferentes sons que eles produzem, desenvolvendo a atenção e a percepção.


5ª- Fazer brincadeiras cantadas como no pátio sem que seja preciso nenhum material requintado, mas apenas adereços feitos por eles ou mesmo sem nenhum adereço apenas cantar por prazer de socialização e divertimento.

 Brincadeira de roda no pátio

"Os ganhos que a prática musical nesta fase proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, e são para a vida toda."
                                                                            Synésio Costa

Gostaria de deixar como sugestão de leitura 
o livro de Vera Pessagno Bréscia

Educação Musical. Bases psicológicas e ação preventiva.
(As citações desta postagem foram retiradas deste livro)

Nossa próxima dica será sobre os TEXTOS
(Data da próxima postagem 05/02/13)