Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Turma 1306 no Rioeduca.


Nossa turminha está no site Rio Educa, essa turminha está de Parabéns, pois são muito intensos em tudo que fazem e estão sempre abertos para novos conhecimentos. 
Dê uma passadinha lá e confira!



PARABÉNS Turma 1306 / E.M. Olegário Mariano




domingo, 23 de setembro de 2012

25.000 acessos!!!

Obrigada a todos pelas visitas!!!
Meu desejo é contribuir de alguma forma para a Alfabetização de nossas crianças!
Espero estar alcançando meu objetivo!

O AMBIENTE DA SALA DE AULA

O Ambiente de uma sala de Alfabetização é muito importante.
Não basta ser uma sala linda e não ser funcional 
ou ser funcional e não ser agradável.
Na sala de Alfabetização, tudo tem um objetvo. 
Alguns exemplos:
     
O Cantinho da Leitura não pode faltar ele é fundamental.

O mural não basta ser bonito precisa ser útil,
 os alunos precisam de apoio. 

Antes de colocar algo em sua sala ou seu mural se faça a seguinte pergunta:"Qual a utilidade disto?" Se for apenas para enfeitar, não deixe que passe de uma ou duas imagens, desde que não deixe de fora outra que tenha uma utilidade pedagógica.
 Material escrito não deve faltar. Uma dica importante. Uma boa sala de Alfabetização ao ser visitada a pessoa identifica o que está sendo trabalhado. 

Cuidado com a poluição visual, por isso o blocão é muito indicado. 
Não deixe de expor trabalhos de seus alunos, mas não exagere nesta exposição. 
Outra dica é a criação de livros coletivos feitos com algumas destas atividades que podem ficar expostos para livre acesso dos alunos.

Um simples caixote de feira reforçado com uma tábua e coberto com TNT pode se transformar em um "banquinho" ou "palquinho" no Cantinho da Leitura.
 Espero que estas dicas sejam úteis!
Até a próxima!!!




sábado, 8 de setembro de 2012

ESTIMULANDO A ORALIDADE.

Estimular a oralidade na sala de aula, não é perda de tempo, mas é um tempo importantíssimo.


Como primeira sugestão temos dramatização de histórias.
A Galinha Ruiva , seus amigos e seus pintinhos.

Não é preciso grandes produções, mas apenas usar a criatividade.

O Bolo já pronto para ser servido

A Galinha Ruiva e seus pintinhos

Toda turma come o bolo da Galinha Ruiva.

Dramatizando Os três porquinhos.


O Lobo e os Três Porquinhos.

A casa feita de papel craft dobrado (origami)

Dramatizando histórias criadas pelos alunos.



Fantoches de vara.

A criança precisa ser estimulada a se expressar oralmente.

Até a próxima, com mais sugestões de atividades que estimulem a oralidade.









quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EXPLORANDO TEXTOS

Cada texto pode ser explorado de várias formas.


Pode ser criado um blocão para armazenar os textos. Preso por um cabide de saia.

A palavra principal desta música é SAPO, mas aqui foi trabalhado o espaço entre as palavras.

A lista com o nome dos alunos também é uma oportunidade para trabalhar o espaço entre as palavras e a ordem alfabética.


Aqui a palavra principal é PATO, mas além de destacar as palavras iniciadas com P, podemos trabalhar rimas.


Nesta música o destaque foi para os encontros vocálicos.


Nesta música a palavra principal é TATU, mas por ter o ritmo de "Atirei o pau no gato" o destaque está nas sílabas.
Aqui temos outro tipo de texto, receita, que é muito rico e pode ser explorado de várias maneiras, incluindo matemática.


O texto aqui é uma poesia tendo o CAVALO como palavra principal, mas aqui além das rimas podemos trabalhar estrofes e versos.


Aqui a palavra principal é VACA, mas ainda trabalhando poesia, continuamos com estrofes versos, rimas e não podemos esquecer que esta é uma poesia para brincar, tornando a leitura de poesia um momento divertido e agradável.


As crianças podem interagir com o texto, o destaque aqui é para a letra A.


Com a música dos indiozinhos podemos trabalhar o I, mas também podemos trabalhar matemática.

Estas são algumas sugestões!

Trabalhar com textos enriquece a aprendizagem na sala de aula.
Até a próxima!






terça-feira, 21 de agosto de 2012

DEPOIMENTOS DE MÃES QUE ACESSAM O BLOG.

Para comemorar os 20.000 acessos.
Faço hoje uma Postagem Especial.
Algumas mães de alunos da Turma 1306, deixaram depoimentos sobre o nosso Blog.

        


  Quero agradecer as mães que têm acessado nosso blog junto com seus filhos e estão sempre compartilhando conosco o que temos vivido dentro da sala de aula.
 Além de depoimentos em vídeo estarei publicando depoimentos escritos, temos alcançado nosso objetivo que é aproximar os Responsáveis da escola.
   Obrigada vocês são Especiais!

domingo, 5 de agosto de 2012

RECUPERAÇÃO PARALELA

Quando falamos em Recuperação as crianças ficam chateadas e não querem participar, mas podemos tornar estes momentos agradáveis e produtivos. 
Vejamos algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas neste momento importantíssimo.


Trabalhando no blocão!

1º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer as letras do alfabeto uma boa sugestão é o "Bingo de letras".


As cartelas foram confeccionadas com figuras e letras do alfabeto, cada cartela com 5 letras. São utilizadas tampinhas de garrafa para marcar as cartelas.


As letras que são cantadas podem ser colocadas em um quadro de pregas para ajudar os que ainda não conseguem reconhecer a letra apenas pelo som.

2º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer sílabas e formar palavras uma boa sugestão é o jogo de argolas.


Cada criança recebe 3 argolas e  joga nas garrafinhas onde sílabas foram presas. 


Ao acertar uma garrafa deve ir ao quadro e escrever uma palavra com a sílaba que estava na garrafinha. Se acertar três garrafas poderá escrever 3 palavras, só consegue o ponto se escrever a palavra. Os colegas podem ajudar a escrever. 


3º- Se teu aluno apresenta dificuldade para identificar palavras uma boa sugestão é entregar fichas com palavras e deixar que identifiquem palavras e leiam as palavras das fichas.


Várias atividades podem ser trabalhadas com estas fichas de palavras.


Em grupo eles podem selecionar as palavras pela letra inicial, pelo número de letras ou sílabas podem falar frases com a palavra que identificou.

4º- O alfabeto móvel é outra atividade que pode ser utilizada na recuperação de várias formas.


Aqui o alfabeto móvel é individual, cada criança ganha sua caixinha(aqui feita de origami e as letrinhas que foram coladas em cartolina) o professor pode desenhar no quadro uma imagem e relacioná-la a uma palavra e os alunos reproduzem com as letrinhas.


Aqui o alfabeto é coletivo (letrinhas plásticas que podem ser compradas em lojas de artigos para festas infantis). O professor pode utilizar as fichas de palavras ou apenas colocar as imagens desenhadas no quadro e os alunos terão que escrever seus nomes. 

5º- Pescaria de sílabas. Os alunos podem formar palavras com as sílabas pescadas. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente.


Com uma caixa de pizza forrada imitando um aquário. Tampinhas de garrafas com sílabas presas no interior e pedaços de imã no verso.




Os alunos recebem varas de pescar com uma tampinha presa por um barbante com um imã na ponta e depois de pescarem uma sílaba cada um, eles terão que formar palavras com as sílabas.




Enquanto um membro do grupo pesca os outros vão escrevendo as palavras, o grupo recebe uma folha para que escreva o maior número de palavras possíveis.

                                 

O professor(a) pode criar suas próprias regras.

   Estas são algumas sugestões, isto não quer dizer que as atividades escritas que utilizamos até então devem ser descartadas, mas podem ser mescladas com atividades diferentes que estimulem a leitura e escrita.