Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 8 de setembro de 2012

ESTIMULANDO A ORALIDADE.

Estimular a oralidade na sala de aula, não é perda de tempo, mas é um tempo importantíssimo.


Como primeira sugestão temos dramatização de histórias.
A Galinha Ruiva , seus amigos e seus pintinhos.

Não é preciso grandes produções, mas apenas usar a criatividade.

O Bolo já pronto para ser servido

A Galinha Ruiva e seus pintinhos

Toda turma come o bolo da Galinha Ruiva.

Dramatizando Os três porquinhos.


O Lobo e os Três Porquinhos.

A casa feita de papel craft dobrado (origami)

Dramatizando histórias criadas pelos alunos.



Fantoches de vara.

A criança precisa ser estimulada a se expressar oralmente.

Até a próxima, com mais sugestões de atividades que estimulem a oralidade.









quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EXPLORANDO TEXTOS

Cada texto pode ser explorado de várias formas.


Pode ser criado um blocão para armazenar os textos. Preso por um cabide de saia.

A palavra principal desta música é SAPO, mas aqui foi trabalhado o espaço entre as palavras.

A lista com o nome dos alunos também é uma oportunidade para trabalhar o espaço entre as palavras e a ordem alfabética.


Aqui a palavra principal é PATO, mas além de destacar as palavras iniciadas com P, podemos trabalhar rimas.


Nesta música o destaque foi para os encontros vocálicos.


Nesta música a palavra principal é TATU, mas por ter o ritmo de "Atirei o pau no gato" o destaque está nas sílabas.
Aqui temos outro tipo de texto, receita, que é muito rico e pode ser explorado de várias maneiras, incluindo matemática.


O texto aqui é uma poesia tendo o CAVALO como palavra principal, mas aqui além das rimas podemos trabalhar estrofes e versos.


Aqui a palavra principal é VACA, mas ainda trabalhando poesia, continuamos com estrofes versos, rimas e não podemos esquecer que esta é uma poesia para brincar, tornando a leitura de poesia um momento divertido e agradável.


As crianças podem interagir com o texto, o destaque aqui é para a letra A.


Com a música dos indiozinhos podemos trabalhar o I, mas também podemos trabalhar matemática.

Estas são algumas sugestões!

Trabalhar com textos enriquece a aprendizagem na sala de aula.
Até a próxima!






terça-feira, 21 de agosto de 2012

DEPOIMENTOS DE MÃES QUE ACESSAM O BLOG.

Para comemorar os 20.000 acessos.
Faço hoje uma Postagem Especial.
Algumas mães de alunos da Turma 1306, deixaram depoimentos sobre o nosso Blog.

        


  Quero agradecer as mães que têm acessado nosso blog junto com seus filhos e estão sempre compartilhando conosco o que temos vivido dentro da sala de aula.
 Além de depoimentos em vídeo estarei publicando depoimentos escritos, temos alcançado nosso objetivo que é aproximar os Responsáveis da escola.
   Obrigada vocês são Especiais!

domingo, 5 de agosto de 2012

RECUPERAÇÃO PARALELA

Quando falamos em Recuperação as crianças ficam chateadas e não querem participar, mas podemos tornar estes momentos agradáveis e produtivos. 
Vejamos algumas sugestões de atividades que podem ser trabalhadas neste momento importantíssimo.


Trabalhando no blocão!

1º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer as letras do alfabeto uma boa sugestão é o "Bingo de letras".


As cartelas foram confeccionadas com figuras e letras do alfabeto, cada cartela com 5 letras. São utilizadas tampinhas de garrafa para marcar as cartelas.


As letras que são cantadas podem ser colocadas em um quadro de pregas para ajudar os que ainda não conseguem reconhecer a letra apenas pelo som.

2º- Se os alunos apresentam dificuldade para reconhecer sílabas e formar palavras uma boa sugestão é o jogo de argolas.


Cada criança recebe 3 argolas e  joga nas garrafinhas onde sílabas foram presas. 


Ao acertar uma garrafa deve ir ao quadro e escrever uma palavra com a sílaba que estava na garrafinha. Se acertar três garrafas poderá escrever 3 palavras, só consegue o ponto se escrever a palavra. Os colegas podem ajudar a escrever. 


3º- Se teu aluno apresenta dificuldade para identificar palavras uma boa sugestão é entregar fichas com palavras e deixar que identifiquem palavras e leiam as palavras das fichas.


Várias atividades podem ser trabalhadas com estas fichas de palavras.


Em grupo eles podem selecionar as palavras pela letra inicial, pelo número de letras ou sílabas podem falar frases com a palavra que identificou.

4º- O alfabeto móvel é outra atividade que pode ser utilizada na recuperação de várias formas.


Aqui o alfabeto móvel é individual, cada criança ganha sua caixinha(aqui feita de origami e as letrinhas que foram coladas em cartolina) o professor pode desenhar no quadro uma imagem e relacioná-la a uma palavra e os alunos reproduzem com as letrinhas.


Aqui o alfabeto é coletivo (letrinhas plásticas que podem ser compradas em lojas de artigos para festas infantis). O professor pode utilizar as fichas de palavras ou apenas colocar as imagens desenhadas no quadro e os alunos terão que escrever seus nomes. 

5º- Pescaria de sílabas. Os alunos podem formar palavras com as sílabas pescadas. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente.


Com uma caixa de pizza forrada imitando um aquário. Tampinhas de garrafas com sílabas presas no interior e pedaços de imã no verso.




Os alunos recebem varas de pescar com uma tampinha presa por um barbante com um imã na ponta e depois de pescarem uma sílaba cada um, eles terão que formar palavras com as sílabas.




Enquanto um membro do grupo pesca os outros vão escrevendo as palavras, o grupo recebe uma folha para que escreva o maior número de palavras possíveis.

                                 

O professor(a) pode criar suas próprias regras.

   Estas são algumas sugestões, isto não quer dizer que as atividades escritas que utilizamos até então devem ser descartadas, mas podem ser mescladas com atividades diferentes que estimulem a leitura e escrita.










sexta-feira, 27 de julho de 2012

DESAFIO!!!

Propor alguns desafios é sempre muito estimulante e produtivo.




Neste vídeo as crianças são estimuladas a escreverem a palavra CAVALO. Que foi nosso animalzinho da semana.




Aqui as crianças recitando a poesia do Sérgio Caparelli
 "Meu cavalo Come-vento".

terça-feira, 17 de julho de 2012

Atividades com X. PEIXE


É preciso que o fonema seja trabalhado de forma contextualiza.

Histórias que podem ser trabalhadas.

O Peixe Pixote (Sônia Junqueira)
Escolinha do Mar (Ruth Rocha)
Escola para peixinhos
Pepe peixinho.

Cartaz criado no cantinho da Leitura para que as crianças saibam as histórias da semana.

“Na realidade, as histórias deveriam estar no centro do processo e não como um complemento. A leitura e a escrita devem ser objetos de prazer”.
                                (A Multieducação na sala de aula)

Destacar o que vai ser trabalhado na semana. 


A criança precisa participar ativamente do que vai ser trabalhado.

Retirar a palavra do texto e não palavras soltas descontextualizadas.


Blocão de canções(trabalhar estrofes, rimas, melodia, respiração dos peixes...)

As crianças podem interagir com a música.


"Show de calouros" no palquinho.

Como sugestão trazer um peixinho para a sala.


Escolhemos um nome para o peixinho.




Atividade de criação


Cada um criando seu aquário com peixinho de origami



SUGESTÕES DE ATIVIDADES






Este banco de palavras  pode ser mandado para casa, pois muitos pais querem ajudar e não sabem como, desta forma eles podem participar.

Modelo do aquário


Atividades realizadas com a turma 1101 da E.M. Pará.