Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO: VIVA A VIDA COM OS VEGETAIS!

(Imagem : Ludmila Vieira)

PERÍODO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 3 meses.
PÚBLICO: Alunos do 1º ao 5º ano (desde que o(a) professor(a) faça adaptações para atender cada faixa etária).
JUSTIFICATIVA: As crianças têm muita dificuldade para comer vegetais, dando preferência a alimentos que muitas vezes não são saudáveis, mas é papel da escola orientá-las e nada melhor que um projeto que tenha como personagem principal os vegetais. Então é momento do professor trazer os vegetais para a sala de aula.
OBJETIVOS: Mudar a postura alimentar dos alunos levando-os a valorizar os vegetais na alimentação trazendo assim benefícios para sua saúde. Ampliar a visão dos alunos em relação aos vegetais percebendo o quanto eles estão inseridos na nossa vida de formas diferenciadas estimulando a observação. Ampliar a consciência ambiental dos alunos mostrando-os o quanto é importante preservar a natureza.Valorizar a leitura, não só como uma prática social, mas como fonte de informações necessárias a nossa vida.Valorizar as várias tipologias textuais e como os vegetais podem estar inseridos nelas. Sociabilizar seus conhecimentos através do trabalho em grupo.  Estimular a pesquisa como fonte de dados e informações.
    CONTEÚDOS CURRICULARES: Trabalhamos o desenvolvimento dos vegetais (germinação de sementes), as partes de um vegetal completo, os vegetais como seres vivos, pesquisa e tabulação de dados, os vegetais que estão presentes na nossa alimentação e os benefícios que eles trazem para nossa saúde, trabalharam com os vegetais na literatura (histórias), nas artes (leitura de imagem, poesia, música), na culinária (receitas), cardápio da escola e de casa, trabalhando assim, as várias tipologias textuais. 
      DESENVOLVIMENTO:
  •       Contextualizando o projeto: Iniciar conversando em sala de aula sobre a importância das árvores para nós e para o nosso planeta, eles podem falar tudo o que sabem sobre os vegetais. 


  •   .     Passeio: Levar as crianças para um passeio nos arredores da escola para observarem as árvores que estão no entorno da escola.

  •  .     Trabalhando com mapa: Utilizando um mapa do Brasil, mostrar onde fica o estado do Amazonas, falar sobre a floresta e a importância de preservarmos as árvores, para o nosso bem  e para a vida dos animais.

  •       Origami: Fazer com eles o origami de árvores colar em uma folha e deixar que cada um escreva uma frase que julgue importante para a preservação das árvores e da floresta. Montar um mural.
  •      As árvores no nosso dia a dia: Mostrar dentro da sala de aula objetos que tem como origem as árvores. 
  • .     Desmatamento x reflorestamento: Explicar a diferença entre desmatamento, retirada de árvores sem critério e muitas vezes sem autorização e reflorestamento, plantio de árvores no lugar das que foram retiradas.


  • .     Multiplicação: Aproveitar o assunto de reflorestamento para trabalhar a multiplicação, utilizar um cartaz com árvores para introduzir este tema.


  • .     Os seres vivos: As árvores e todos os vegetais são seres vivos, e por isto as árvores nascem e crescem, neste momento como sugestão fizer uma árvore de papel no canto da  sala onde prenda uma fita métrica e escrever no alto do tronco “Estamos crescendo” todos podem ter sua estatura medida e escrita no tronco da árvore, analisando quem é o mais alto, o mais baixo e as diferenças entre cada indivíduo, perceberem que os vegetais são seres vivos, como nós e os animais.


  • .     Cartaz: Fazer um cartaz com a imagem de um vegetal completo, para que possa ir trabalhando cada parte do vegetal.
  • .    Os frutos: Cada um recebe um fruto e deve escrever uma palavra boas que gostariam que estivessem na nossa árvore.
  • .     História: João e os feijões mágicos. Conversamos sobre as sementes que dão origem aos vegetais.


  • .  As sementes: Plantar feijões e deixar que façam anotações diárias sobre o desenvolvimento dos feijões. Fazer uma exposição de sementes na sala e se possível pedir uma merendeira vá até a sala conversar sobre as sementes na nossa alimentação.
  • .     As raízes: Conversar sobre a utilidade e importância das raízes e as raízes na nossa alimentação, uma sugestão é trazer algumas raízes para que vejam e/ou trazer mandioca cozida para comer na sala.
  • .    Alimentação: Anotar o cardápio da semana na escola e observar os vegetais que apareceram nele, caso a escola não possua cozinha uma sugestão é o professor trazer o cardápio de um restaurante.Conversar sobre a importância dos vegetais na nossa alimentação.
  • .     História: Abelhinha apressada. Conversar sobre a reprodução através do pólen e a importância das flores.
  • .     As flores: A importância das flores para os vegetais e as flores que dão origem aos frutos.Trabalhar o texto de Vinicius de Moraes "O Girassol", trabalhar esta tipologia textual. fazer pintura de girassóis com tinta ou de recorte.

  • .     Os frutos: Conversar sobre os frutos e a importância deles para nós, fazer uma pesquisa na sala sobre a fruta preferida, se possível deixar façam na escola uma pesquisa sobre a fruta preferida dos alunos. Com os dados coletados montar uma tabela e um gráfico.
  • .     Salada de frutas: Fazer com a turma uma salada de frutas com a ajuda dos alunos, para que eles possam participar de todo o processo. Depois escrever todo o roteiro da preparação da salada de frutas (receita). Trabalhar esta tipologia textual.
  • .     As folhas: Pedir que tragam folhas para montar um painel, observar os diferentes tipos de folhas, sua importância para os vegetais e as folhas presentes na nossa alimentação. 
  • .     Caule/tronco: Conversar sobre a utilidade dos caules e os caules presentes na nossa alimentação.
CULMINÂNCIA: Exposição de trabalhos e/ou uma apresentação com uma música, sugestão  "Verde que te quero verde" da cantora Cristina Mel. Confeccionar máscaras de vegetais e golas verdes de papel crepom.


    AVALIAÇÃO: Através das atividades realizadas durante todo o processo e o professor pode conversar com os responsáveis e através do relato deles, perceber se houve mudanças no comportamento alimentar das crianças.
      (Autora: Ana Márcia Vieira)
            Até a próxima!

domingo, 20 de maio de 2012

VIVA 9000 ACESSOS!!!

Obrigada a todos! Chegamos a 9000 acessos, e espero que meu objetivo esteja sendo atingido, que é, contribuir de alguma forma com a Alfabetização de nossas crianças!!!


OBRIGADA!!!

domingo, 13 de maio de 2012

JOGO NA SALA DE AULA.

Montar um jogo de Trilha do Alfabeto gigante, onde as crianças podem interagir em um jogo criado por eles mesmo.

Iniciamos deixando que as crianças brinquem com um jogo de trilha comum.


Deixar que eles criem cada um a sua própria trilha do alfabeto, onde além de desenhar podem decorar e criar regras, trabalhando a criatividade.


Emendar 4 folhas de papel craft ou pardo prender no quadro, riscar e cobrir com pilot.


Deixar que eles desenhem um pedaços de papel A4, recortem e decorem a Trilha.


A decoração é livre! Para eles estes momentos são especiais.


Pintar os espaços, colar as letras do alfabeto, os pinos são feitos de garrafinhas pequenas de refrigerante com tampinhas de cores diferentes.


Chegou a hora de montarmos os dados gigantes, basta ampliar o molde de dados até o tamanho desejado e montar em papel cartão colorido, recortar e colar as bolinhas.


A hora tão esperada chegou! Basta jogar o dado e se divertir!



As regras podem ser estabelecidas de acordo com as necessidades de cada turma.

Até a próxima!!!








sábado, 12 de maio de 2012

CHEGAMOS A 8000 ACESSOS!

VIVA!!!

                   Scraps


Obrigada a todos que nos visitaram, por isso chegamos aqui!!!

domingo, 6 de maio de 2012

Atividades com P. PATO

Trabalhar a música "O Pato" de Vinícius de Moraes.


Depois de cantar e conversar sobre a letra da música. Marcar a palavra PATO no cartaz e contar quantas vezes ela apareceu. Trabalhar letra inicial e final, nº de letras, vogais, consoantes...



Uma segunda sugestão  é marcar e listar todas as palavras iniciadas com P e expor na sala de aula.



Explicar que o PATO é uma ave e falar sobre as características de uma ave e fazer com a ajuda das crianças uma lista de aves.Que tal perguntar quais as aves que aparecem na música?


Como sugestão de história temos "O Patinho Feio".


Temos como sugestão fazer o patinho de origami.

Mais uma sugestão para encerrar a semana da letra P. Fazer um patinho de saquinho de papel.

Sugestões de Histórias e vídeos







Sugestões de Atividades








ATIVIDADES


                       

Muitas outras atividades podem ser realizadas, pesquisar palavrinhas com a letrinha P em jornais e revistas, trabalhar a letra P no nome dos colegas...



Até a próxima!!!







  


sábado, 28 de abril de 2012

CHEGAMOS A 7000 ACESSOS

 VIVA!


OBRIGADA A TODOS QUE NOS VISITARAM, ESTAMOS DE PARABÉNS!

DENGUE EM QUADRINHOS

   Os casos têm aumentado e podemos criar várias estratégias para conscientizar  nossos alunos, lembre-se que se você tem 30 alunos, você pode entrar em 30 casas, as crianças vão levando a mensagem para casa.


Fica aqui uma sugestão de trabalho com tirinhas sobre a DENGUE!



Podemos além de trabalhar a Dengue, podemos trabalhar a linguagem do quadrinhos.
Podemos trabalhar esta tipologia textual transformando-a em DIÁLOGO e assim trabalhar PONTUAÇÃO( travessão, dois pontos, exclamação...)

Fica a dica!

Até a próxima!!!