Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

sábado, 17 de março de 2012

CINEMA NA ESCOLA

    Nem sempre temos oportunidade de levar nossa turma ao cinema, podemos então, trazer o cinema para a escola. Sugestão de atividades que podem ser realizadas depois de assistir um filme. 
Sugestão de filme: O Cão e a Raposa.
 Este filme fala da amizade entre um cão e uma raposa,contrariando as leis naturais.
Confecção de um cartaz para divulgação do filme.
Sala preparada é hora de assistir o filme!

SUGESTÕES DE ATIVIDADES 

Explorar o cartaz do filme e estimular a escrita.


  As crianças podem escrever mensagens para os colegas e depositar em uma caixa,  ao final da aula um aluno fica encarregado de entregar as mensagens de amizade.


 Esta atividade pode durar vários dias, para que eles possam escrever sempre que quiserem.
   Outras atividades podem ser realizadas de acordo com a criatividade de cada um.
Até a próxima!

Não saia sem deixar um COMENTÁRIO!





quarta-feira, 7 de março de 2012

O DICIONÁRIO NA SALA DE AULA


   Não poderíamos deixar de trabalhar com o Dicionário, afinal ele é um dos livros mais importantes, porque sempre está ali para nos socorrer quando temos alguma dúvida.
   Podemos começar mostrando a importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
   É preciso ter o alfabeto exposto na sala.

   Sugestão de leitura: "Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem. 
    Para as turmas menores o ideal é utilizar dicionários ilustrados que facilitam o manuseio.
 Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.
 O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
 Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.

  Para finalizar esta atividade pode ser criado o Dicionário da Turma, como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la. 
   Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.
  Até a próxima! 
Deixe um comentário.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SERÁ QUE AINDA TENHO O QUE APRENDER?

   Gostaria de iniciar este texto fazendo uma citação do apóstolo Paulo “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber”. ( I Coríntios 8:2).

  Com esta citação fica claro que não podemos subir em um pedestal e acharmos que por termos estudado bastante ou termos muitos anos de experiência já sabemos o suficiente, o saber é uma fonte inesgotável e por isso mesmo devemos sempre estar dispostos a aprender seja através de leitura ou principalmente através da experiência de outros. 




    Segundo Paulo Freire “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Paulo Freire foi muito feliz nesta fala, pois ele destacou algo que é fundamental para o professor que é dar e receber, o professor deve ser incansável na sua busca de conhecimento, pois os tempos mudam, as gerações mudam, por que a escola não mudaria? 




       Mais uma citação de Paulo Freire nos leva a refletir sobre a nossa prática. “Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Não há o que comentar sobre este texto ele só reforça o quanto o professor deve estar constantemente se autoavaliando, para que possa ser capaz de mudar comportamentos e práticas ou não! O importante é parar e refletir. E nunca esquecer que sempre damos e recebemos e por isso devemos estar abertos para não só dar, mas também para receber.




“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (Paulo Freire)
           O professor deve ser como uma fonte onde a água é sempre renovada e não um depósito estático que depois de esgotado não tem algo novo para compartilhar. Sejamos professores como uma fonte.


(Trecho da palestra ministrada pela professora Ana Márcia Vieira na E.M. Pará no dia 01 de agosto de 2011 e na E.M. Olegário Mariano dia 17 de agosto de 2011).

     Até a próxima!

Não saia sem deixar um comentário. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CALENDÁRIOS




   

                                                                                                   



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ATIVIDADES COM NÚMEROS DE 0 a 10

Basta clicar nos desenhos e utilizá-los livremente.