Páginas
Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
ENEDU 2012
No dia 13 de Janeiro de 2012 aconteceu o 4º Encontro Nacional de Educadores no hotel Mirador em Copacabana. Tendo como palestrantes, a autora do livro "Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar" Paty Fonte. A educadora Cintia Borher com o tema "A Teoria das Inteligências Múltiplas" . A educadora Alessandra Mourão com o tema "Conhecer e experimentar os jogos dramáticos e teatrais" e no encerramento a educadora Raphaella Marques de Carvalho com o tema "O uso do blog na sala de aula".
Foram momentos de troca de experiências onde todos saímos enriquecidos.
Autora Paty Fonte diretora do site PPD
![]() |
| Profª Cíntia Broher |
Profª Alessandra Mourão
![]() |
| Profª Raphaella Marques |
Parabéns a todos que participaram de alguma forma deste evento em benefício da Educação.
Visite o site www.projetospedagogicosdinamicos.com
Até a próxima!
domingo, 19 de fevereiro de 2012
BIENAL EMOM
No dia 30 de Novembro de 2011 na Escola Municipal Olegário Mariano aconteceu a 1ª Bienal de Livros EMOM. Onde funcionaram vários estandes de livros produzidos pela crianças, apresentação de peças encenadas pelos alunos, uma contadora de histórias da Editora FTD esteve presente, contamos também com a presença da Secretária de Municipal de Educação Claudia Costin. As crianças e seus familiares puderam passar uma tarde inteira manuseando livros e viajando pelo mundo da leitura e da escrita.
Espaço de contação de histórias
Uma verdadeira festa da Leitura
A Leitura e Escrita em destaque.
Parabéns a todos os alunos autores, professores, direção, responsáveis e todos que participaram de alguma forma desta linda FESTA DA LEITURA!
“Quando
lemos, produzimos sentido , extraímos significados das palavras do autor. As
ideias do autor chocam-se com as nossas experiências. Formamos imagens mentais
daquilo que está na nossa presença. Isto significa que ao ler damos asas à imaginação”.
(Multieducação na sala de aula)
Até a próxima!
sábado, 18 de fevereiro de 2012
CANTINHO DA LEITURA
Cantinho da Leitura.
Lugar mágico onde viajamos através da imaginação!
(casinha feita de emborrachado)
Aqui segue mais uma sugestão de Cantinho da Leitura. Neste caso com uma casinha de doces da História de "João e Maria". Os livros expostos em uma estante de aramado para que os alunos possam ter acesso livre. É necessário que os alunos tenham um espaço perto dos livros para que possam sentar e manusear os livros. O Cantinho da Leitura deve ser um lugar colorido e agradável para que as crianças possam associar leitura e prazer.
Até a próxima!
Não saia sem deixar um comentário. Um abraço!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
PROJETO: XÔ DENGUE!
( Ilustração Ludmila Vieira)
PERÍODO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 3 meses.
.
PÚBLICO: Alunos do 1º ao 5º ano (desde que o professor(a) faça adaptações para atender cada faixa etária).
.
PERÍODO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 3 meses.
.
PÚBLICO: Alunos do 1º ao 5º ano (desde que o professor(a) faça adaptações para atender cada faixa etária).
.
JUSTIFICATIVA: A nossa cidade pode ser assolada por uma epidemia de Dengue, sendo este um assunto que
está constantemente na televisão, nos jornais, nas rodas de conversa. Seria este então, o assunto que poderia
ajudar a estimular a escrita e a leitura? Será que há o que explorar neste
assunto? Já que a todo o momento eles ouvem falar sobre ele? Será que já estão
saturados? Como estimular assim a curiosidade?
Relendo o livro “Pedagogia da Autonomia”
de Paulo Freire, encontrei um trecho que poderá lhe ajudar a escolher que caminho
seguir: “Não haveria criatividade sem a curiosidade
que nos move e que nos põe pacientemente impacientes, diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fizemos”. (grifo próprio) Eles
precisavam deste “fazer”.
.
OBJETIVOS: O meu primeiro objetivo era
estimular a leitura e a escrita, o segundo objetivo é ao mesmo tempo
ajudar os alunos que ainda apresentavam dificuldade de leitura, terceiro objetivo descobrirem a importância da escrita para a comunicação e as diferentes formas de se transmitir uma mesma mensagem., e aprenderem a ser "voluntários da saúde" ajudando a prevenir a dengue, estimulando outros a tomarem os devidos cuidados na prevenção.
.
CONTEÚDOS CURRICULARES: Principais conteúdos a serem trabalhados produção de texto(criação de cartazes, roteiro de entrevista, panfletos, charges, tirinhas de história em quadrinho, narrativa e linguagem teatral), através destas atividades são trabalhadas dificuldades ortográficas, gráficos, tabelas.
.
DESENVOLVIMENTO:

(trabalhando com charges) (charges feitas pelos alunos)
.
DESENVOLVIMENTO:
- Contextualizar o projeto através de uma roda de conversa para tomar ciência do que eles sabem sobre a dengue estimulando a troca de informações.
- Pesquisando em casa destacar a importância de tomar alguns cuidados em nossa própria casa, por isso levarão um panfleto com perguntas de múltipla escolha sobre os cuidados que são tomados em relação a prevenção da dengue.
- Pesquisando na escola para descobrir quantos alunos contraíram dengue neste período.
- O que o jornal fala sobre a dengue, pedir que tragam jornais com notícias sobre a dengue durante alguns dias guardar estas reportagens, depois com a ajuda do calendário organizar estas notícias em ordem cronológica, e através destas observações destacarem o que há em comum e o que há de diferente nestas reportagens mostrando o avanço e/ou recuo da doença.
- O que a TV está falando sobre a dengue, distribuir folhas em que levarão para casa e com a ajuda da família terão que copiar de um noticiário de TV o que eles estão falando sobre a dengue. Quando trouxerem as notícias dividir em grupos por emissoras para que separem as que mais gostaram, e serão selecionadas para criar um cartaz.
(Separando as notícias por emissora)
- O que nossa escola está falando sobre a dengue, tendo a professora como escriba criar um roteiro de entrevista e depois com um gravador selecionar voluntários para saírem pela escola entrevistando as pessoas, no retorno ouvirmos e registrarmos no quadro as respostas e conversarmos sobre elas.
- Criar um jogo sobre a dengue com a ajuda de cartazes ou panfletos, podem ser feitos jogo da memória ou quebra-cabeça, montarem os jogos em grupo.
(montagem do quebra-cabeça com recorte de panfletos)
- Livro de história, levar a turma para o Cantinho da Leitura e ler um livro sobre a dengue para eles, temos como sugestão “O voluntário da saúde. Dengue nunca mais!” Explicar que não podemos sair pelo bairro tentando encontrar voluntários da saúde, mas podemos conseguir na nossa escola vários “Voluntários da Saúde”. Podem criar frases de atitudes que podemos tomar para ajudar no combate a dengue listar estas frases e cada um pode escolher três destas frases, copiá-las, ilustrá-las e assim criarem um livrinho da turma com o título.(sugestão) “Combate a dengue! O que podemos fazer para ajudar?”.
- Os cartazes falam sobre a dengue, prender no quadro pelo menos três tipos de cartazes e conversar com eles sobre os tipos de linguagem priorizada em cada cartaz, seja muita imagem e pouca escrita, muita escrita e pouca imagem, mensagem passada apenas por imagens, etc.
- Dividir a turma em grupos e dar folhas para os grupos, e cada grupo criará o seu cartaz.

- A dengue nas charges de jornal, procurar no dicionário o significado da palavra charge e cartum, pedir que tragam charges que falem sobre a dengue recolher as charges durante vários dias. Deixar que as várias charges rodem pela sala para que eles possam, em grupo, lerem todas. e cada um pode tentar criar sua própria charge.
(trabalhando com charges) (charges feitas pelos alunos)
- Trabalhar uma história em quadrinhos sobre a dengue, é mais fácil conseguir da Turma da Mônica, lerem juntos as histórias em quadrinhos, fazerem uma atividade, tirar xerox de uma das páginas do gibi apagar as palavras dos balões e tirar xerox para todos deixando que completem os balões da história.
(lendo os gibis em duplas) (gibi)
- É interessante fazer uma nova pesquisa na escola para saber se a dengue avançou ou regrediu, esta pesquisa deve ser feita pelos próprios alunos e aproveitando esta pesquisa pode ser trabalhado gráfico e tabela.
- A turma pode produzir botons para serem presos nas blusas dizendo que são voluntários da saúde.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita paralelamente, durante todo o projeto, o professor(a) estará avaliando ao utilizar cada estratégia de atividade apresentada.
.
CULMINÂNCIA: Como sugestão pode ser criado um jornalzinho com todas as informações colhidas durante o projeto e assim divulgar para a escola o que foi produzido neste período. Outra sugestão é a apresentação de uma peça sobre a prevenção da dengue em que os alunos possam estimular todos os colegas da escola a serem voluntários da saúde ou criar uma enquete na escola para saber como cada um poderia ajudar a combater a dengue.
(autora Ana Márcia Vieira)
Um abraço
Até a próxima!
DEIXE UM COMENTÁRIO ele é muito importante.
.
CULMINÂNCIA: Como sugestão pode ser criado um jornalzinho com todas as informações colhidas durante o projeto e assim divulgar para a escola o que foi produzido neste período. Outra sugestão é a apresentação de uma peça sobre a prevenção da dengue em que os alunos possam estimular todos os colegas da escola a serem voluntários da saúde ou criar uma enquete na escola para saber como cada um poderia ajudar a combater a dengue.
(autora Ana Márcia Vieira)
Um abraço
Até a próxima!
DEIXE UM COMENTÁRIO ele é muito importante.
Assinar:
Postagens (Atom)



































