Este Blog tem como objetivo principal a troca de experiências,compartilho experiências que deram certo, pois acredito que assim todos cresceremos juntos inclusive meus alunos que têm participado ativamente deste blog!

domingo, 18 de outubro de 2009

CANTINHO DA LEITURA


O Cantinho da Leitura é um lugar colorido e agradável. Que tem como objetivo conquistar as crianças para o mundo das letras. Deve ser um lugar que os estimulem a leitura, para que eles sintam prazer em ler e não leiam por obrigação. Ao lado esquerdo deste Cantinho há uma estante com livros para serem manuseados pelas crianças, ao lado direito uma exposição de livros feitos pelos alunos, no centro um "palquinho" que pode ser usado como banco para que a professora conte histórias ou para que os alunos subam para recontarem histórias para os colegas.
Cada um pode adaptar esta sugestão segundo a sua realidade.  
Até a próxima! 


DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.



domingo, 11 de outubro de 2009

A ARCA DE NOÉ



Aqui vai uma sugestão de atividades em que podemos unir várias expressões artísticas de forma a expandir o conhecimento cultural de nossas crianças e ao mesmo tempo auxiliar o processo de alfabetização.

Temos aqui um MURAL DE ORIGAMI da Arca de Noé. Onde fizemos uma ligação entre o CD Arca de Noé de Vinícius de Moraes e o livro de história Arca de Noé da Ruth Rocha.


Sugestões de atividades:
-Retirar um animal por semana do mural (colocá-lo em destaque) e utilizá-lo como o animal da semana e assim trabalhar com o seu nome e palavras associadas a ele através da letra inicial, grupo de animais, etc.


- Utilizar as músicas do CD relacionadas a algum animal do mural trabalhando assim com o texto da música, estrofes, rimas, espaço entre as palavras...


- Trabalhar com a dobradura dos animais do mural para ilustração de cartazes, produções coletivas, fantoches de vara...

- Selecionar histórias relacionadas a estes animais para serem contadas na sala de aula.

- Podem ser utilizadas a biografia e bibliografia destes autores ou de um deles.

Através de atividades variadas podemos estimular a múltiplas inteligências dentro da nossa sala de aula.

*Estas são apenas algumas sugestões que foram utilizadas, deram certo e que podem ser adaptadas segundo a sua criatividade e a realidade da sua turma.
 Até a próxima.

 DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BEM-VINDOS!

Estou inaugurando este blog, onde pretendo colocar sugestões de atividades que podem ser utilizadas por vários professores, como forma de trocarmos experiências bem sucedidas.E como uma forma de comunicação com meus alunos das turmas em que trabalho no momento. Atualização semanal