É muito importante que o professor leia para seus alunos.
Mas é importantíssimo que o professor reserve alguns momentos, para que os alunos leiam uns para os outros.
Este momentos devem ser valorizados, pois trazem muitos benefícios.
Além de elevar a autoestima de quem está lendo,
estimula os alunos que ainda apresentam dificuldades.
Mesmo os alunos que não sabem ler podem
recontar uma história, antes lida pelo professor.
recontar uma história, antes lida pelo professor.
Mesmo que a história seja contada apenas com o recurso das imagens e com o que ele reteve da leitura do professor.
PARA REFLETIR...
“Um texto só existe se houver um leitor para lhe dar um
significado”.
(CHARTIER)
“Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de
onde os pés pisam. (...) fica evidente que cada leitor é um co-autor. Porque
compreende e interpreta a partir do mundo que habita”.
(Multieducação
Temas em Debate)
“Na realidade, as histórias deveriam estar no centro do
processo e não como um complemento. A leitura e a escrita devem ser objetos de
prazer”.
(A Multieducação na
sala de aula)
“O
livro faz uma asa de papel, porque ele nos leva
na imaginação pra onde nós quisermos, porque o livro faz imaginarmos que
estamos viajando, vamos pra todos os lugares”.
(E.M.Pará. Turma 1103/ano 2009)