Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Ciranda de Leitura (sugestão)

Esta é uma ótima estratégia de estímulo à Leitura.

É fundamental que a sala possua um Cantinho da Leitura
Este Cantinho era montado e desmontado diariamente pelos alunos, 
pois a sala era utilizada à noite pelos alunos do curso supletivo.


O objetivo do Cantinho da Leitura é o livre acesso dos alunos aos livros
 nos momentos livres  entre as atividades ou ao final delas.

Os Livros da Ciranda de Leitura

De acordo com o número de alunos foram selecionados na Sala de Leitura 30 livros, 
que não pertenciam ao Cantinho da Leitura
Estes Livros foram listados e numerados, duas vezes por semana os alunos poderiam 
escolher livros para lerem em casa e entregarem no dia seguinte.

Na entrega dos livros passavam por uma entrevista (individual), 
onde conversavam com a professora sobre os pontos principais do livro.


Um cartaz foi fixado no Cantinho da Leitura e depois da entrevista
 poderiam marcar no cartaz sua opinião sobre o livro.

Ao final do ano os alunos seriam premiados de acordo 
com a quantidade de livros lidos.

Os alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze 

Receberam também um certificado contendo a quantidade de livros lidos.

Esta atividade mudou o perfil de alunos que  não apenas liam  os livros, 
mas aprenderam a expressar oralmente sua opinião sobre eles.


Outro ponto importante é o fato de que toda a turma leria os mesmos livros, 
logo podiam conversar e trocar opiniões entre si.



Os responsáveis foram convidados para a premiação, as faltas diminuíram,
 porque não queriam perder o dia de pegar ou entregar o livro.

"Neste projeto é estimulada a Leitura por prazer"

Trabalhar a oralidade dos alunos e sua capacidade crítica faz parte do processo de Alfabetização, alfabetizar não é apenas ensinar a decodificar símbolos, mas saber interpretar criticamente estes símbolos. 
E.M.Pará
Turma 1301/2011


6 comentários:

  1. que saudade da minha turma 1.301 era tao bom ola tia ana maria e a ana claudia

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, seu post foi publicado hoje na Educação em Foco.
    O link é este: http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/2012/11/o-educador-o-estimulo-e-o-afeto.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicadora Ana Márcia, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/11/multiplicador-alfabetizacao-criativa.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicadora, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores.

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Conheça mais o blog Marquecomx (ele é parte da parceria):
    http://www.marquecomx.com.br/

    Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Márcia.
    Que bacana teu trabalho. Sou professora do 2º ano e faço um trabalho bem parecido com o seu. todos os dias montamos nosso cantinho da leitura por que nossa sala é utilizada a tarde por outra turma e alguns livros estavam sumindo. foi difícil mas depois fomos nos acostumando. Tivemos uma Roda de leitura e no final tivemos certificados foi bem legal!!!
    veja

    Roda de leitura

    Gotei imenso do teu blog. Ah ja ia esquecendo. Sou lá do Blog Educação em foco e também do educadores Multiplicadores! bom vinda!!!!

    Meus blogs

    http://Educar para transformar

    http://Poemando com Pequenos

    ResponderExcluir
  5. Conheci seu blog nos multiplicadores da educação, amei o seu blog. Bem criativo e cheio de ideias interessantes. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sugestão. Vou tentar aplicar no meu trabalho.😉

    ResponderExcluir