"O termo mídia deriva do idioma inglês 'média', significando o conjunto de meios de comunicação e informação utilizados na chamada sociedade do conhecimento."
Visita a Sala de Informática (E.M.Olegário Mariano)
"Entendemos que a discussão sobre as mídias, suas respectivas linguagens, seus usos e funções e suas implicações, bem como o contexto social do qual emergem e em que se desenvolvem, estão dentro da escola, porque, entre outras razões, também estão fora dela, nas ruas e salas de estar, no imaginário das pessoas, dos nossos alunos e professores."
Passeio ao cinema (Turma 3º ano)
"Seja para entreter, informar ou educar, as diferentes mídias estão inegavelmente presentes em nosso cotidiano, nos afetando direta e/ou indiretamente, num complexo contexto que se configura com elas a partir delas."
Filme na Televisão (Turma 1º ano)
"Desse modo, em vez de se situar entre rejeitar ou negar a presença da mídia na escola, é preciso discuti-la e aprender a lidar com ela no contexto do projeto político pedagógico."
Jogos interativos na televisão. DVD (Turma 2º ano)
"A pedagogia de ensino neste novo milênio não se restringe ao livro, ao caderno e ao saber do professor, abrindo, assim perspectivas para outras maneiras de aprender e de ensinar."
Conhecendo o jornal (Turma 2º ano)
"O uso de diversas mídias (computador, televisão, livros, jornais...) possibilita ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação."
Lendo gibis. (Turma 3º ano)
NA PRÁTICA
* Quando falamos em mídias passa em nossa cabeça todas as dificuldades que muitas vezes enfrentamos, mas os ganhos que o trabalho com elas podem trazer são inumeráveis. Deixo aqui 5 sugestões práticas.
1ª- Depois de produzirem um texto (aqui no caso fizeram versos em duplas), passaram pela correção junto com a professora, ainda em duplas digitaram seus versos.
Notebook da professora, por isso ia uma dupla de cada vez.
2ª- Depois de trabalhar sobre um assunto (aqui foi a água), os alunos podem jogar no computador com CDs de jogos. Utilizando apenas um ou dois computadores, em duplas cada um pode brincar com os jogos (Seres do fundo do mar).
Com dois notebooks na sala de aula foi estabelecido um tempo para cada dupla.
3ª- Podemos trabalhar com a televisão em casa. Exemplos: pedir que assistam no jornal a previsão do tempo (se estiver trabalhando sobre clima, estações...), pedir que assistam notícias de telejornais e escolham uma notícia que lhe chame atenção e anotem (se estiver trabalhando meios de comunicação...).
Registrando notícias de telejornais
4ª- Histórias em quadrinhos podem ser trabalhadas na sala de aula de várias maneiras, com gibis de papel, projetadas e produzidas pelas crianças em sites específicos. Esta é uma forma de expandir um tema dentro de várias possibilidades.
Lendo gibis
HQ projetada para a turma.
Criando suas próprias HQs
5ª- Uma boa dica é a utilização da Educopédia, que é uma plataforma digital da SME do Rio de Janeiro. Mesmo que você não seja do RJ, você poderá entrar como visitante e terá acesso a várias atividades interativas, jogos, biblioteca virtual e aulas que poderão ser de grande ajuda no seu trabalho.
Turma de 1º ano utilizando a Educopédia na sala de informática (E.M.Pará)
Turma de 1º ano utilizando a Educopédia na sala de aula. (E.M.Pará)
Saindo do virtual para o concreto.
Aventura 2 do Pé de Vento(Educopédia) floresta de dinossauros
Novamente do virtual para o concreto (história/bonecos)
Livros produzidos pela turma baseados nas aventuras vividas (Educopédia)
Turma de 1ºano E.M.Pará
Acesse a Educopédia e confira!
Outra dica legal é o Reforço Digital
"Para construir o amanhã, é necessário, a partir da compreensão do ontem, entender e refletir sobre o hoje, o que implica a responsabilidade ética do ser humano como ser da decisão, da ruptura e da opção."
Paulo Freire
Textos retirados do livro Multieducação Temas em debate. Mídia e Educação
e
A Escola Entre Mídias
Leia na internet
Nossa próxima postagem será OS JOGOS
(Data da postagem 22/02/13)