Não
poderíamos deixar de trabalhar com o Dicionário, afinal ele é um dos livros
mais importantes, porque sempre está ali para nos socorrer quando temos alguma
dúvida.
Podemos começar mostrando a importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
Sugestão de leitura: "Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem.
Para as turmas menores o ideal é utilizar dicionários ilustrados que facilitam o manuseio.
Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.
O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.
Para finalizar esta atividade pode ser criado o Dicionário da Turma, como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la.
Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.
Até a próxima!
Deixe um comentário.